A preocupação com a segurança e proteção sempre foi uma das premissas básicas na implantação de sistemas de controle de acesso em empresas, sendo diversas soluções apresentadas, como o uso de fotos digitais, cartões magnéticos, chegando até soluções biométricas mais seguras, que permitem o reconhecimento através da face, íris, digitais e veias dos dedos e palma da mão, e autenticação por voz.
O surgimento do COVID-19 e as drásticas transformações causadas pelo distanciamento social e o uso de máscaras, apresentaram um novo desafio quanto à segurança dos funcionários e visitantes das empresas.
Para atuar neste “novo normal”, novas soluções de tecnologia e TI vêm sendo aplicadas aos espaços físicos, tornando-os “edifícios inteligentes”, que oferecem mais proteção a colaboradores e clientes.
Neste cenário com o foco da população direcionado aos cuidados com a higiene, a tecnologia de Reconhecimento facial ganha destaque como uma solução biométrica mais segura para o controle de acesso, justamente por ser uma tecnologia 100% Touchless, sem ter a necessidade de contato humano, ao contrário do reconhecimento por digitais, por exemplo.
O software faz uma leitura inicial e completa do rosto da pessoa, que mapeia os padrões faciais e codifica os pontos mais importantes para o algoritmo. Desse modo, a autenticação ocorre pelo cruzamento das informações codificadas da imagem dos rostos com o código que corresponde às pessoas da base, identificando os usuários, mesmo que estejam usando máscara. Nesse cenário, tecnologias baseadas em Inteligência Artificial são fundamentais para identificar as características da biometria humana. Além disso, o processo de validação é ágil, sem a necessidade de ficar muito tempo em frente a uma câmera.
Uma tecnologia pioneira desenvolvida pela NEC há mais de 40 anos.
Reconhecer o usuário, realizar o registro de segurança e autorizar a entrada, tudo isso é possível com as soluções pautadas no reconhecimento facial, garantindo maior proteção e agilidade no controle de acesso nos mais diversos segmentos, como aeroportos, eventos, indústrias, instituições financeiras, varejo e mundo corporativo.
A tecnologia também leva mais segurança para empresas e usuários por ser uma tecnologia que permite sua utilização durante a jornada de trabalho, de modo a reduzir o contato com superfícies, seja para acessar informações ou liberar máquinas de café e de venda de alimentos, por exemplo.
Um outro recurso que pode ser proporcionado pelo reconhecimento facial é a personalização do usuário. Já existem no mercado soluções que possibilitam o compartilhamento de computadores, autorizando o acesso pelo reconhecimento da face. Dessa forma, cada funcionário possui acesso único ao ambiente de trabalho.
Além da proteção de colaboradores e clientes, as empresas ainda contam com outras vantagens ao adotar o reconhecimento facial:
Um exemplo do novo conjunto de soluções de transformação digital que reconfiguram instalações normais em ambientes inteligentes com a aplicação das soluções biométricas baseadas em IA, é o NEC Supertower, o edifício sede da empresa em Tóquio que apresenta um sistema Touchless de entrada e saída em seu saguão para identificar, verificar e autenticar a entrada de funcionários e visitantes de forma discreta em um ambiente seguro.
Reconhecida como líder mundial no fornecimento de soluções seguras de identificação com tecnologias biométricas, a NEC foca seus esforços na pesquisa e desenvolvimento dos algoritmos de identificação mais avançados, para atender com máxima precisão as necessidades de segurança para o controle de acesso, identificação e documentação de pessoas para todos os seus clientes.