NEC mostra o futuro de edifícios inteligentes para um mundo pós-COVID-19
Introdução - Um novo normal enquanto o mundo retorna ao trabalho
Como resultado da pandemia de COVID-19, grande parte do mundo começou a trabalhar em casa devido às políticas de isolamento social implementadas pelas autoridades; e o estigma que havia com o “home office” desapareceu quase que completamente. De acordo com dados da Universidade de Stanford, impressionantes 42% da força de trabalho dos EUA agora exercem suas funções em casa em tempo integral. No entanto, 26% da força de trabalho ainda está no próprio local de trabalho, já que muitos trabalhadores essenciais, como profissionais da saúde, engenheiros, funcionários públicos e equipes de manutenção precisam estar em um local físico para realizar seus serviços.
Novas soluções de tecnologia são necessárias em edifícios para facilitar a segurança, o conforto do funcionário e a eficiência organizacional enquanto o mundo enfrenta um “Novo Normal”. A Transformação Digital já foi responsável por fazer com que muitos profissionais fizessem a transição para trabalhar em casa, e a próxima onda de inovação de TI se estenderá aos espaços físicos de trabalho. Em breve, tecnologias como biometria e IA serão aplicadas aos locais de negócios em novas formas e maneiras inovadoras que irão proteger os trabalhadores e aumentar a produtividade.
Transformando a sede da NEC em Tóquio em um edifício inteligente
A NEC criou um novo conjunto de soluções de transformação digital que pode transformar uma instalação normal em um ambiente inteligente, aproveitando muitas de suas principais soluções de TI usando seu novo conceito I: Delight Concept. Em julho de 2020, a empresa começou a implantar muitas dessas novas soluções em sua sede em Tóquio. Transformando o prédio sede da NEC, conhecido como Supertower, em um local de trabalho futurista, permitindo que seus funcionários e visitantes desfrutem de um ambiente seguro e sem interrupções.
Alguns dos principais serviços da iniciativa incluem o seguinte:
Edifícios inteligentes garantem a segurança dos funcionários e dos visitantes
O NEC Supertower terá um sistema de entrada e saída sem toque no saguão que identifica, verifica e autêntica vários visitantes simultaneamente. O sistema é ainda capaz de reconhecer usuários que estão de máscara. Com a instalação desse novo recurso, reduz-se a necessidade da presença física de seguranças, minimizando custos com mão de obra e contato físico. Com a tecnologia de reconhecimento facial, os funcionários não precisam mais de Identificação física, o que aumenta o nível de eficiência e segurança. O sistema também é capaz de realizar verificações de temperatura para visitantes, o que pode alertar os gerentes das instalações sobre um indivíduo com temperatura anormal, possivelmente evitando a propagação de doenças.
As soluções de edifícios inteligentes da NEC também foram projetadas para diminuir consideravelmente o contato físico com objetos no escritório, o que pode reduzir bastante a exposição potencial à germes e vírus. Por exemplo, o reconhecimento de face está sendo adicionado às máquinas de venda automática e copiadoras no prédio para limitar o contato físico com superfícies compartilhadas. A NEC também desenvolveu um serviço de cartão de visita sem toque para reduzir ainda mais o contato humano. Os funcionários também contam com o método “Pegue e Leve” ao fazer compras na loja da empresa, e os pagamentos podem ser faturados diretamente no cartão de crédito do funcionário ou deduzidos do salário - mesmo usando máscara.
Segurança e privacidade são considerações sérias ao implementar soluções de construção inteligente e, como tal, a NEC criou um avatar geométrico para tratar dessas questões. A NEC atribuiu a cada funcionário um avatar único que pode ser exibido ao usar um serviço sem toque, servindo como um token de identificação, que evita o possível vazamento de informações pessoais.
Avatar geométrico constituído por formas e linhas, como quadrados, triângulos ou círculos, é exibido quando autenticado.
Edifícios inteligentes também podem manter a motivação dos funcionários e reduzir a ansiedade.
Edifícios inteligentes também podem aumentar a motivação dos funcionários e reduzir a ansiedade, o que é muito importante durante um período em que muitos funcionários ficam nervosos por trabalhar em um espaço compartilhado. A iniciativa de construção inteligente da NEC apresentará muitos tipos de serviços para resolver esse problema. Por exemplo, os funcionários da NEC agora poderão acessar um mapa em tempo real das instalações, que mostrará os níveis de congestionamento em todo o edifício, alimentado por tecnologia de câmeras inteligentes. Isso significa que um funcionário tem a opção de escolher quando irá visitar determinadas áreas, como refeitórios e elevadores, que podem estar lotados em determinados horários. A tecnologia de análise também será capaz de reconhecer se os visitantes estão usando máscaras conforme necessário e, portanto, garante a todos os funcionários, que as medidas preventivas de infecção adequadas estão sendo seguidas.
Edifícios inteligentes podem aumentar significativamente a eficiência organizacional
Os edifícios inteligentes também oferecem a possibilidade de aumentar significativamente a eficiência organizacional e reduzir a necessidade de presença física, o que se tornou uma alta prioridade durante a pandemia da COVID-19. A iniciativa de edifício inteligente da NEC agora permitirá que os funcionários acessem PCs compartilhados usando tecnologia de reconhecimento facial, eliminando a necessidade de inserir uma senha. Após o login, o perfil do funcionário será correspondido ao seu ambiente de trabalho personalizado da nuvem, permitindo que eles experimentem exatamente o mesmo ambiente de seu próprio PC. Armários equipados com tecnologia de reconhecimento facial também estão sendo instalados para os funcionários.
A iniciativa de edifício inteligente da NEC se estenderá a recepção dos clientes, já que a empresa está instalando um sistema de boas-vindas que permitirá saudações personalizadas. A equipe da NEC agora será notificada automaticamente quando um novo convidado chegar para uma reunião, eliminando a necessidade de ligar diretamente para um membro da NEC na chegada.
O que o futuro reserva para os edifícios inteligentes?
Como grande parte do mundo está tomando medidas para reabrir gradualmente a economia, as organizações estão enfrentando um “Novo Normal”, não apenas quando se trata de trabalho remoto, mas também de se trabalhar em um espaço físico. Muitos trabalhadores essenciais ainda serão necessários para realizar tarefas no local, e novas tecnologias são fundamentais para facilitar essa transição. A NEC está mostrando como suas soluções biométricas e baseadas em IA podem ajudar os edifícios a se transformarem digitalmente, o que, por sua vez, oferece níveis mais altos de segurança, satisfação dos funcionários, proteção e eficiência. Espera-se que muitos setores, como escritórios, estádios, aeroportos, hospitais e hotéis, adotem soluções semelhantes em um futuro próximo.