A recente aceleração tecnológica amplificou a voz e destacou a importância da mulher no mercado corporativo
Uma das mais notáveis mudanças na forma das empresas conduzirem seus negócios ao longo dos últimos anos foi o crescente foco em práticas de sustentabilidade e responsabilidade corporativa. Neste sentido, a adoção dos princípios conhecidos por ESG, sigla em inglês para “Ambiente, Social e Governança”, é uma prática popular entre as principais organizações no mundo, pois resumem os pontos críticos para uma atuação socialmente e ambientalmente responsável, efetivamente tornando suas atividades mais sustentáveis. Entre as ações realizadas dentro deste paradigma, destacam-se iniciativas de redução da emissão de carbono, redução de desperdício de energia e água, ações de apoio a projetos sociais e educacionais, políticas de transparência corporativa e mais.
Em adição a estas boas práticas, a inclusão e busca por diversificação de perfis e equidade no ambiente de trabalho vem sendo reconhecida como um importante fator de consolidação das ações de sustentabilidade nas organizações. E mais: as empresas que aderem a esta mentalidade tendem a ter melhor performance em negócios; como consequência, cada vez as empresas vêm colocando esta questão no centro de suas decisões de gestão de pessoas.
Por um lado, diversos estudos já demonstraram que as mulheres têm, consistentemente, gerado bons resultados em cargos de liderança, como aponta a OIT; por outro, sua presença no mercado de trabalho ainda é 20% inferior à dos homens, mesmo sendo 51% da sociedade. Essa discrepância pode ser atribuída a diversos fatores, sendo um dos principais o chamado “viés inconsciente”.
Este fenômeno é resquício de uma mentalidade antiga em que a mulher era vista geralmente como menos qualificada, especialmente para funções de liderança e nas áreas STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática, em inglês). Embora este pensamento já esteja largamente desacreditado, ainda exibe certos reflexos na tomada de decisões na liderança das empresas, que muitas vezes dão preferência para homens e, consequentemente, limitam a evolução das mulheres e os benefícios que a diversidade pode gerar.
Pensando nos claros benefícios de uma gestão mais inclusiva, o mercado já está se organizando para eliminar esse viés e promover um ambiente realmente inclusivo e diversificado, com a mulher ocupando lugar de destaque neste novo cenário. Como exemplo disso, a NEC tem orgulho em patrocinar o programa Crescendo Juntas nas Américas, idealizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Este projeto tem como objetivo auxiliar as mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras na América Latina a acelerar o crescimento de seus negócios pela facilitação do acesso a recursos tecnológicos. Surgido na pandemia, este programa foi idealizado como forma de reaquecer rapidamente os negócios e permitir uma retomada econômica mais veloz e robusta, e foi decisivo para manter operacionais diversas empresas lideradas por mulheres.
Outra ação notável é o Projeto Ellas, criado pelas lideranças femininas dentro da NEC para ampliar a presença das mulheres nas empresas e fortalecer suas carreiras. Este programa consiste em palestras, workshops e outras formas de tutoria para dar mais recursos para o crescimento das mulheres no meio corporativo. Em um destes encontros, o tema do viés inconsciente foi abordado, para gerar mais conscientização sobre o problema e como lidar com ele. “O programa Ellas é extremamente importante, pois nos ajuda a valorizar nossas habilidades e potencialidades, reforçando a igualdade de gênero dentro da empresa, e nos incentivando a sermos nós mesmas, sem preocupações com qualquer tipo de distinção”, afirma Flávia Silva, analista de RH para a NEC LATAM.
Uma das virtudes deste programa é ser relevante para mulheres em todas as fases de suas carreiras, não apenas em cargos de liderança, de modo a estimular sua presença nos mais diversos contextos. Isso é indiscutivelmente bom para o público-alvo, mas também permite que a empresa se beneficie das vantagens da diversidade e da inclusão.
Assim, fica nítido que projetos como estes são de enorme importância para uma gestão moderna, eficiente, inclusiva e preparada para gerar resultados sustentáveis no atual contexto corporativo. E diante disso, a NEC irá continuar apoiando as iniciativas que trazem equidade e fomentam a diversidade em seu próprio ambiente e em parceiros, atuando para gerar um mercado cada vez mais justo e saudável.