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NEC
29 nov 2022

ESG

Qual o lugar da mulher no ambiente corporativo?

A recente aceleração tecnológica amplificou a voz e destacou a importância da mulher no mercado corporativo

Uma das mais notáveis mudanças na forma das empresas conduzirem seus negócios ao longo dos últimos anos foi o crescente foco em práticas de sustentabilidade e responsabilidade corporativa. Neste sentido, a adoção dos princípios conhecidos por ESG, sigla em inglês para “Ambiente, Social e Governança”, é uma prática popular entre as principais organizações no mundo, pois resumem os pontos críticos para uma atuação socialmente e ambientalmente responsável, efetivamente tornando suas atividades mais sustentáveis. Entre as ações realizadas dentro deste paradigma, destacam-se iniciativas de redução da emissão de carbono, redução de desperdício de energia e água, ações de apoio a projetos sociais e educacionais, políticas de transparência corporativa e mais. 

Em adição a estas boas práticas, a inclusão e busca por diversificação de perfis e equidade no ambiente de trabalho vem sendo reconhecida como um importante fator de consolidação das ações de sustentabilidade nas organizações. E mais: as empresas que aderem a esta mentalidade tendem a ter melhor performance em negócios; como consequência, cada vez as empresas vêm colocando esta questão no centro de suas decisões de gestão de pessoas.

O crescimento da mulher no cenário corporativo

Por um lado, diversos estudos já demonstraram que as mulheres têm, consistentemente, gerado bons resultados em cargos de liderança, como aponta a OIT; por outro, sua presença no mercado de trabalho ainda é 20% inferior à dos homens, mesmo sendo 51% da sociedade. Essa discrepância pode ser atribuída a diversos fatores, sendo um dos principais o chamado “viés inconsciente”.

Este fenômeno é resquício de uma mentalidade antiga em que a mulher era vista geralmente como menos qualificada, especialmente para funções de liderança e nas áreas STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática, em inglês). Embora este pensamento já esteja largamente desacreditado, ainda exibe certos reflexos na tomada de decisões na liderança das empresas, que muitas vezes dão preferência para homens e, consequentemente, limitam a evolução das mulheres e os benefícios que a diversidade pode gerar.

Um novo caminho, uma nova liderança

Pensando nos claros benefícios de uma gestão mais inclusiva, o mercado já está se organizando para eliminar esse viés e promover um ambiente realmente inclusivo e diversificado, com a mulher ocupando lugar de destaque neste novo cenário. Como exemplo disso, a NEC tem orgulho em patrocinar o programa Crescendo Juntas nas Américas, idealizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Este projeto tem como objetivo auxiliar as mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras na América Latina a acelerar o crescimento de seus negócios pela facilitação do acesso a recursos tecnológicos. Surgido na pandemia, este programa foi idealizado como forma de reaquecer rapidamente os negócios e permitir uma retomada econômica mais veloz e robusta, e foi decisivo para manter operacionais diversas empresas lideradas por mulheres.

Outra ação notável é o Projeto Ellas, criado pelas lideranças femininas dentro da NEC para ampliar a presença das mulheres nas empresas e fortalecer suas carreiras. Este programa consiste em palestras, workshops e outras formas de tutoria para dar mais recursos para o crescimento das mulheres no meio corporativo. Em um destes encontros, o tema do viés inconsciente foi abordado, para gerar mais conscientização sobre o problema e como lidar com ele. “O programa Ellas é extremamente importante, pois nos ajuda a valorizar nossas habilidades e potencialidades, reforçando a igualdade de gênero dentro da empresa, e nos incentivando a sermos nós mesmas, sem preocupações com qualquer tipo de distinção”, afirma Flávia Silva, analista de RH para a NEC LATAM.

Uma das virtudes deste programa é ser relevante para mulheres em todas as fases de suas carreiras, não apenas em cargos de liderança, de modo a estimular sua presença nos mais diversos contextos. Isso é indiscutivelmente bom para o público-alvo, mas também permite que a empresa se beneficie das vantagens da diversidade e da inclusão.

Assim, fica nítido que projetos como estes são de enorme importância para uma gestão moderna, eficiente, inclusiva e preparada para gerar resultados sustentáveis no atual contexto corporativo. E diante disso, a NEC irá continuar apoiando as iniciativas que trazem equidade e fomentam a diversidade em seu próprio ambiente e em parceiros, atuando para gerar um mercado cada vez mais justo e saudável.

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