Como hospitais devem preparar sua rede para a era da conectividade
As tecnologias digitais na saúde já deixaram o status de tendência para se tornarem uma necessidade. Veja como estar pronto para este cenário
A saúde é uma das áreas que mais capitaliza com os avanços tecnológicos e, como consequência, gera notáveis benefícios, para a preservação da vida e o cuidado com o bem-estar e a saúde das pessoas. Tamanho é o interesse do setor com o tema que, segundo o Gartner, as principais preocupações dos líderes do segmento são:
- 25% Modernização de tecnologia
- 19% Crescimento
- 18% Consumidor/ Experiência do usuário
Isso mostra como o tema é vital para o desenvolvimento e a manutenção da excelência nos serviços da área, assim como para o alcance das metas de crescimento e experiência do usuário. E estes não são os únicos indicadores da importância da tecnologia no setor: segundo a McKinsey, 77% das instituições destinaram recursos à telemedicina e que 93% pretendem fazê-lo em um prazo máximo de dez anos.
Entre os recursos que estão atraindo os olhares das organizações da saúde estão, em ordem de probabilidade de implantação até 2025:
- 92% AI/ Machine Learning
- 81% 5G
- 73% Edge Computing
- 65% Digital Twin
Estes dados mostram que o investimento em conectividade, automação e maximização de eficiência devem liderar os investimentos na área e nortear as próximas grandes inovações adotadas por hospitais, laboratórios e clínicas.
Cinco passos para entrar de vez na era da conectividade
Por mais que a adoção de tecnologias avançadas seja uma realidade atualmente para este mercado, é fato que as empresas precisam tomar certas medidas para garantir o grau ideal de preparação e maturidade e, com isso, maximizar os resultados que as inovações podem gerar. A seguir estão listados 5 passos importantes para as empresas da saúde obterem os melhores resultados em um cenário de alta conectividade.
1 - Adotar uma postura centrada no consumidor
Um dos grandes desafios das empresas no atual cenário é gerar diferenciação por meio da customização dos serviços e do foco diferenciados no cliente, algo que se torna mais fácil com a adoção de tecnologias digitais. O objetivo é gerar experiências mais positivas e, assim, criar mais caminhos para a fidelização e avaliações mais positivas do negócio perante o mercado.
Para hospitais e empresas do ramo, isso torna-se ainda mais importante pela própria natureza do empreendimento, dado que os usuários são os pacientes, que buscam o serviço em momentos de desconforto e risco à saúde e até à vida. Assim, ao se pôr em prática medidas que ajudam a tornar o atendimento mais rápido e personalizado, tornando a espera menos cansativa e a experiência mais amena, algo que pode até mesmo impactar positivamente na recuperação dos pacientes.
2 - Analisar os pontos de melhoria entre a situação atual e a almejada
Não existe uma solução unificada que se enquadre para todas as empresas em todas as situações. Pelo contrário, fatores como o grau de maturidade tecnológica e digital, tipo de soluções atualmente adotadas, problemas enfrentados, desafios e objetivos previstos etc. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de se analisar seu contexto técnico e seu ecossistema digital, ressaltando os gaps entre o presente e o futuro desejado.
Assim, antes de partir para uma determinada direção, é importante entender os pontos críticos e as principais falhas atuais, de modo a hierarquizar as prioridades e adequar os esforços para garantir ações efetivas de modernização.
3 - Identificar as tecnologias certas
Com a quantidade enorme de novas tecnologias e inovações sendo criadas e apresentadas ao mercado constantemente, é importante saber escolher aquilo que efetivamente pode fazer a diferença para a organização. Uma vez entendidos os pontos de melhoria e os objetivos, é importante analisar o leque de possibilidades existentes e avaliar quais podem ser implementadas e quais fazem sentido para os desafios atuais e do futuro próximo.
Isso é importante porque, além dos investimentos financeiros, todo grande salto tecnológico tende a, potencialmente, gerar algum nível de disrupção, muitas vezes requerendo readequação cultural e treinamentos para capacitação dos profissionais. Assim, é importante escolher os recursos e ferramentas que farão mais sentido e trarão máximo impacto, para garantir que os esforços serão recompensados e gerarão os maiores resultados.
4 - Priorizar a segurança por meio de redes privadas
Cibersegurança é uma questão central na era digital, sobretudo para empresas que coletam e processam dados sensíveis em enormes quantidades, como as empresas da área da saúde. Além das questões de privacidade e cuidado com as informações do paciente, ainda existem os riscos de sanções pela LGPD e problemas de paralisação operacional por conta de ataques de negação de serviço, ransomware e muito mais.
Por este motivo, as empresas do ramo devem ter a questão da segurança no centro de sua evolução digital, investindo em ferramentas integradas de defesa e em recursos avançados como redes privadas para evitar acessos indevidos e exfiltrações. Grandes instituições do setor já enxergam a importância deste tema e vêm construindo casos de sucesso em implementação de redes deste tipo, como é o caso do Hospital das Clínicas da USP, em SP, que tem parceria com empresas privadas como a NEC.
Este centro de saúde já está se preparando com o uso de Open RAN em redes privativas para se antecipar ao uso abrangente do 5G em suas atividades. A ideia é manter as atividades seguras, com defesas e práticas robustas para resistir às novas e emergentes ameaças, ao mesmo tempo em que garantem máxima efetividade e conectividade com a nova geração de internet móvel.
5 - Contar com parceiros e fornecedores altamente qualificados
Dominar todo o composto de soluções e ferramentas que vem surgindo no mercado é uma tarefa desafiadora, que requer uma expertise muitas vezes rara ou inexistente no meio hospitalar. Ao invés de correr o risco de adotar recursos inadequados ou de não se extrair o máximo das tecnologias mais avançadas, a melhor prática é contar com especialistas que estudam o mercado e desenvolvem projetos com soluções proprietárias e de parceiros de alto rendimento.
É por isso que a NEC se orgulha de ser uma referência mundial em tecnologia aplicada à saúde, posicionada como uma parceira de excelência para o setor hospitalar, que traz os melhores recursos para quem busca crescer com segurança na era digital. Fale agora mesmo com nossos especialistas, conheça mais de nossos casos de sucesso e descubra como nossa expertise pode representar mais qualidade e desempenho para este setor tão importante para toda a sociedade.