Diante dos últimos acontecimentos em que vivemos, diversos setores tiveram que se reinventar, criando novas formas de trabalho e novas experiências aos clientes, nas quais garantam tanto a segurança das pessoas, como a continuidade de seus negócios.
O setor financeiro também foi bastante impactado, sendo necessário se moldar ao “novo normal”, repensando processos como controle de acessos, transações e operações bancárias. Nesse contexto, os avanços tecnológicos tornaram viáveis as tecnologias para a economia low touch, no português pouco contato, ou seja, transações que evitam o contato físico, com algumas operações totalmente digitais, adaptando-se inclusive às experiências Frictionless (sem fricção). Essas tecnologias tendem a melhorar de diversas formas a experiência do usuário, entregando maior valor com soluções digitais, fundamentais nos dias de hoje.
Os temas que a transformação digital tem colocado na agenda do setor financeiro
No cenário atual, onde a transformação digital tem se acelerado, algumas soluções digitais do setor financeiro estão se tornando cada vez mais comuns entre as conversas e diretrizes desse universo. São elas:
Algumas dessas soluções já existiam antes no “novo normal”, porém, se antes as pessoas tinham de alguma maneira uma certa dificuldade em aderir ao acesso digital, agora o cenário mudou. Afinal, tais tecnologias garantem que a experiência do usuário seja Low Touch, proporcionando além da conectividade, a segurança necessária.
Todavia, para que essa segurança no mundo digital financeiro seja efetiva, é primordial contar com algumas políticas que ofereçam elementos significativos para combater crimes financeiros e fraudes, como o eKYC - electronic Know Your Customer (Conheça seu cliente eletrônico), medida obrigatória para o processo de identificação do cliente.
O processo de eKYC consiste em uma série de verificações que são implementadas na primeira fase que o cliente entra em contato com a instituição financeira, de modo a verificar se a pessoa é realmente quem ela diz ser, levando em consideração os seus documentos de identidade e a sua personificação.
Umas das soluções aplicadas nesse processo é o uso de softwares de biometria como o reconhecimento facial, no qual o cliente envia uma selfie usando sua câmera do celular para ser realizada uma análise comparativa, associando as características faciais com a foto do documento oficial.
A NEC possui soluções que auxiliam as empresas nos processos de digitalização, principalmente para empresas do segmento financeiro/bancário, onde a prática de identificação e verificação dos clientes on line é um fator que, ao mesmo tempo que cria uma experiência inovadora e personalizada, tem a necessidade de estar em conformidade com leis e regulamentações, além de prevenir possíveis usuários ilegítimos e consequentemente tentativas de fraude.
Neste tipo de abordagem, nos processos de identificação “on boarding” e posterior verificação dos clientes, tecnologia biométricas e verificação de documentos podem ser aplicadas de forma integrada, podendo ser usados diferentes métodos, para a garantia da identidade do indivíduo, possibilitando o acesso aos serviços com menores níveis de risco no mundo digital. As soluções NEC para eKYC suportam a transformação digital dos processos de negócios e são baseados em tecnologias de inteligência artificial (AI) e machine learning.
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