Entenda os impactos da Transformação Digital nas empresas tradicionais e nos novos players do setor financeiro
Em meio às muitas mudanças provocadas pelo forte crescimento da digitalização nos mais diversos setores econômicos, o financeiro desponta como um dos que melhor representa o potencial destes avanços. Com aplicações que vão desde segurança até a interface de aplicativos e a própria forma de relacionamento entre empresas e clientes, bancos e fintechs ilustram a alta competitividade e o ritmo acelerado do cenário atual. Isso trouxe diversas vantagens para o mercado e estimulou uma série de evoluções que foram muito bem recebidas pelo público.
Ao longo dos anos, as instituições bancárias evoluíram e testemunharam diversos avanços no relacionamento financeiro no mundo, como o surgimento do papel moeda, dos cartões de crédito, do phone banking e, em tempos recentes, o conceito de banco digital.
Por conta de um longo histórico e a natureza sensível de suas operações, bancos são empresas tipicamente resistentes a mudanças. Contudo, o surgimento das fintechs forçou o surgimento de uma nova mentalidade das organizações mais tradicionais. Isso porque essas novas empresas de pagamento e crédito (tecnicamente, fintechs não são bancos) reúnem toda a agilidade e praticidade que o público busca no digital, com custos baixos e ampla gama de serviços. Assim, os players tradicionais tiveram que abraçar as novas tecnologias e aderir rapidamente a uma nova forma de fazer negócios com seus clientes.
O aumento da concorrência, contudo, não gerou apenas atritos, mas também novas oportunidades de atuação e até mesmo parcerias entre as empresas tradicionais e as novas, efetivamente trazendo mais serviços para o mercado e melhores serviços para consumidores e empresas. Com a chegada da Open Banking, a tendência é a de formação de novas sinergias, mais concorrência, novas parcerias e ainda melhores serviços disponibilizados. E esta não é a única novidade que vem moldando o novo perfil do mercado.
Além do Open Banking, vale a pena observar o que mais tem mudado no setor para conseguir projetar o tipo de mudança que deve surgir no futuro próximo:
A grande variedade de possibilidades para o futuro, assim como as já notáveis evoluções do mercado, deixam nítido o dinamismo do ramo bancário na era digital. Assim, é seguro assumir que bancos, fintechs e novas empresas que devem surgir, irão continuar este processo de ampliação da concorrência, formação de novas parcerias e, trazer serviços e soluções inovadores para o público.