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NEC
13 set 2022

Como fintechs e bancos tradicionais estão transformando o mercado financeiro

Entenda os impactos da Transformação Digital nas empresas tradicionais e nos novos players do setor financeiro

Em meio às muitas mudanças provocadas pelo forte crescimento da digitalização nos mais diversos setores econômicos, o financeiro desponta como um dos que melhor representa o potencial destes avanços. Com aplicações que vão desde segurança até a interface de aplicativos e a própria forma de relacionamento entre empresas e clientes, bancos e fintechs ilustram a alta competitividade e o ritmo acelerado do cenário atual. Isso trouxe diversas vantagens para o mercado e estimulou uma série de evoluções que foram muito bem recebidas pelo público.

Os bancos, reimaginados

Ao longo dos anos, as instituições bancárias evoluíram e testemunharam diversos avanços no relacionamento financeiro no mundo, como o surgimento do papel moeda, dos cartões de crédito, do phone banking e, em tempos recentes, o conceito de banco digital.

Por conta de um longo histórico e a natureza sensível de suas operações, bancos são empresas tipicamente resistentes a mudanças. Contudo, o surgimento das fintechs forçou o surgimento de uma nova mentalidade das organizações mais tradicionais. Isso porque essas novas empresas de pagamento e crédito (tecnicamente, fintechs não são bancos) reúnem toda a agilidade e praticidade que o público busca no digital, com custos baixos e ampla gama de serviços. Assim, os players tradicionais tiveram que abraçar as novas tecnologias e aderir rapidamente a uma nova forma de fazer negócios com seus clientes.

O aumento da concorrência, contudo, não gerou apenas atritos, mas também novas oportunidades de atuação e até mesmo parcerias entre as empresas tradicionais e as novas, efetivamente trazendo mais serviços para o mercado e melhores serviços para consumidores e empresas. Com a chegada da Open Banking, a tendência é a de formação de novas sinergias, mais concorrência, novas parcerias e ainda melhores serviços disponibilizados. E esta não é a única novidade que vem moldando o novo perfil do mercado.

As novas tendências do mercado financeiro

Além do Open Banking, vale a pena observar o que mais tem mudado no setor para conseguir projetar o tipo de mudança que deve surgir no futuro próximo:

  • Open Finance: a evolução natural do Open Banking, este conceito traz a ideia de um sistema bancário aberto e leva para outros segmentos das finanças, colocando o cliente ainda mais no controle de seus dados, fortalecendo a competitividade e atraindo cada vez mais players com bons serviços e novas ideias para o mercado
  • Banking as a Service (BaaS): a exemplo dos softwares que passaram a ser consumidos como serviço, o Open Banking veio flexibilizar o conceito de serviços financeiros, de modo que outras empresas podem oferecer determinados serviços relacionados a finanças. Isso pode trazer novas perspectivas para o mercador, com mais concorrência, serviços variados e preços cada vez mais atraentes
  • Beyond Banking (Superapp):  com o apoio dos apps multifuncionais, os bancos querem ir além de seus serviços tradicionais, na medida em que novas empresas entram em seu segmento. Assim, serviços de vantagens de compras, fidelização, consumo e outros podem ser realizados dentro dos apps do banco, ajudando a manter o cliente fidelizado e com uma experiência excelente. Exemplos disso são o superapp do Banco Inter, que já traz vantagens e serviços além do escopo tradicional da empresa. Ainda vale a pena citar o conceito de Invisible Banking, que é a adoção de IA e outros recursos digitais para minimizar atritos na interação entre clientes e instituições, automatizando ao máximo as rotinas e atividades e melhorando a experiência do usuário.
  • Novos meios de pagamento: o bem recebido Pix, pagamento por aproximação, as digital wallets como Samsung Pay e Google Wallet são alguns dos exemplos de como os novos dispositivos digitais têm trazido mais dinamismo e flexibilidade para os  clientes e mais oportunidades para as empresas financeiras
  • Cloud e 5G: assim como em outros setores, a entrada em funcionamento do 5G, e a já estabelecida jornada para a nuvem, têm trazido mais agilidade e escalabilidade para as organizações financeiras. Isso inclui mas recursos que podem ser agregados a seus apps, mais serviços providos por IA e automação, entre outros
  • Cibersegurança: o tema da segurança é central para bancos desde o início, e isso não é diferente hoje. Com o aumento de dispositivos móveis e interações cada vez mais digitais, a busca por soluções de cibersegurança  já vem crescendo há anos e deve se manter desta forma no futuro, na medida em que os agentes maliciosos evoluem suas técnicas e trazem mais complexidade para suas ações.

A grande variedade de possibilidades para o futuro, assim como as já notáveis evoluções do mercado, deixam nítido o dinamismo do ramo bancário na era digital. Assim, é seguro assumir que bancos, fintechs e novas empresas que devem surgir, irão continuar este processo de ampliação da concorrência, formação de novas parcerias e, trazer serviços e soluções inovadores para o público.

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