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NEC
08 jul 2021

Clientes conectados no varejo: A nova experiência do cliente ampliada pelo 5G

A rede móvel 5G já é uma realidade em vários países do mundo, como Coreia do Sul e EUA, e está prestes a chegar oficialmente ao Brasil. Um movimento que irá gerar um grande impacto à economia do país, estima-se que ele chegue a 100 bilhões de dólares no PIB bruto na próxima década.  

Nesse contexto, o varejo, por conta do contato direto com os consumidores, sempre desponta como inovador, o que deve se manter em relação a esta nova conectividade. 

Em função dos diversos benefícios que o 5G oferece, a começar pela otimização da experiência do cliente, o setor varejista já vem utilizando a solução para fidelizar e atrair visitantes para os seus canais de vendas e relacionamento. 

Tendo como principais motivadores a busca pela modernização e automatização dos processos, bem como satisfação dos consumidores e inovação constante, o uso do 5G pode ampliar o uso de soluções como:

Realidade Aumentada e Virtual 

A Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) têm grande potencial de finalmente explodirem com o 5G no varejo. Isso porque será possível individualizar as ofertas dos varejistas e permitir que os clientes visualizem os produtos em diferentes configurações, até mesmo em casa. 

Isso impulsiona a tendência de maior integração entre as compras físicas e online, permitindo ao consumidor visualizar mais informações do produto na loja ou ver um produto em tamanho real em sua residência. 

Atualmente, entre os exemplos de implementação é possível citar a experiência completa de compras da Alibaba, os passeios de RV da Tesco, os vídeos da Adidas para promover sua coleção de roupas para atividades ao ar livre e a parceria entre o eBay com a Myer para criar lojas personalizadas.

Low touch

O conceito de “low touch”, que em tradução livre significa “baixo toque”, está relacionado ao ato de tornar as empresas cada vez mais independentes de contato presencial entre clientes e fornecedores. Além disso, visa reduzir toques em superfícies ou mesmo interação física. 

Trazendo menos contato durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, a tecnologia low touch permite aos consumidores fazerem suas compras com mais segurança e agilidade, gerando uma experiência positiva, pois ninguém deseja passar muito tempo em filas ou esperar. 

Um dos principais desafios das empresas para aderir ao conceito é acompanhar o nível de conectividade exigido pelo modelo. É justamente aí que entra a internet 5G, que proporciona menor latência e conexões muito mais rápidas. 

Reconhecimento facial 

Essa é uma tecnologia que permite inúmeras usabilidades, indo desde a questão de segurança até mesmo a modernização da jornada do cliente. Ao incorporar o recurso na experiência de compra física ou online no varejo, as empresas podem implementar estratégias personalizadas, como por exemplo, o envio de ofertas exclusivas ou comunicação individual.  

Inteligência artificial e machine learning

Estas são outras tecnologias que podem ter inúmeros usos no varejo, que vão desde apoiar estratégias de segurança até automatizar pagamentos, otimizar a jornada do cliente e o relacionamento com o mesmo, melhorar performance nas operações, ter maior controle na gestão de funcionários e também do estoque e logística.

O 5G habilita essas e outras soluções por ser um recurso com altíssima capacidade de troca de informações, velocidade e estabilidade. Dessa maneira, clientes podem interagir com suas compras de forma moderna e personalizada. 

A NEC possui expertise na orquestração de soluções de tecnologia. Para saber mais, acesse o nosso site.

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