Blog

Vulnerability Management: por onde começar?

Written by NEC | 7/fev/2019 18:00:00

Para começar um projeto de VM, alguns passos são fundamentais nesse pontapé inicial:

1. Reúna o pessoal responsável: iniciar um processo de VM requer que você alinhe os objetivos com as áreas envolvidas.

  • Equipe de Segurança: Responsáveis pelo processo, acompanharão todas as entregas e guiarão possíveis reuniões semanais para tratar dos assuntos pertinentes. Além disso, a equipe de segurança será responsável por configurar, gerenciar e executar os scans de vulnerabilidades.

           Idealmente, também ficará por dentro dos ciberataques que estão em maior evidência e acompanharão as                                 vulnerabilidades divulgadas.

  • Equipe de Gerenciamento, Risco e Compliance (GRC): Se sua empresa tem uma área responsável por análise de risco, sua participação deles é fundamental, pois os resultados do programa guiarão as análises das atividades da equipe.
  • Fornecedores de tecnologia: Responsáveis pela manutenção e suporte das tecnologias utilizadas como servidores, desktops, equipamentos de rede e impressoras. Geralmente aplicarão as ações de correção das vulnerabilidade.
  • Outras equipes: Traga as equipes necessárias de acordo com as particularidades de sua empresa.

      2. Identifique os ativos: uma vez que você tenha alinhado as equipes, confirme quem são as pessoas responsáveis por          cada ativo. Este é o momento ideal para checar o inventário de ativos da empresa.

 

      3. Escolha da tecnologia: existem diversas soluções disponíveis no mercado, pagas e gratuitas, e a maioria oferece trial.        Portanto, teste bem os resultados e adeque seus objetivos com o que cada uma oferece.

 

      4. Defina um calendário: o período entre scans é de suma importância. Tente fazer, ao menos, um scan mensal em toda        a rede e crie formas de se executar scans emergenciais para vulnerabilidades críticas. Para servidores e equipamentos de        rede, execute-os durante a madrugada.

 

      5. Crie indicadores: defina como será avaliada a entrega do seu trabalho, criando indicadores que atendam às                          necessidades das equipes envolvidas e dos superiores.