Identificação Digital: 6 usos da biometria em espaços públicos
Veja como o uso da tecnologia vem ajudando a trazer mais segurança e confiabilidade a diversos setores da economia e da sociedade
A biometria, se não totalmente nova enquanto conceito, é seguramente uma tendência crescente que vem ganhando espaço em diversos setores da economia; isso está diretamente ligado às grandes vantagens em termos de segurança e confiabilidade que esta tecnologia traz aos processos e contextos onde ela é aplicada.
Com a melhoria da qualidade e da velocidade da internet móvel e fixa, especialmente com o crescimento do 5G, e a subsequente evolução do edge computing e o poder de processamento de dispositivos móveis e da IoT, esta tecnologia está em um excelente momento. Suas aplicações são extremamente variadas, indo desde uso de dispositivos pessoais até controle de acesso a espaços corporativos, autenticação de operações bancárias e votação, por meio de técnicas avançadas como:
- Reconhecimento facial e de íris
- Leitura de digitais e impressões palmares
- Identificação vascular digital
- Reconhecimento de voz
- Autenticação acústica auditiva
A partir da coleta dessas informações, é possível garantir a autenticidade do usuário para a finalidade desejada e, com isso, reduzir chances de fraudes e aumentar a segurança de operações, sistemas, dispositivos e ambientes.
A biometria em uso
Para entender melhor a importância e a forma como a biometria contribui em diversos mercados, aqui estão reunidos cinco bons exemplos de casos de sucesso em sua aplicação:
- Identificação de visitantes
Um excelente exemplo de como a biometria permite agregar identificação e personalização por meio de sua flexibilidade é o seu uso para identificação de visitantes em espaços públicos ou privados. Isso é bem exemplificado no caso da Japan House em São Paulo, um espaço para difusão cultural e tecnológica, e que conta com um sistema de identificação de clientes e visitantes. Usada para fins de definição de perfil de participantes, a tecnologia consegue fazer a contagem de pessoas no espaço e sexo sem qualquer interação direta com as pessoas.
O sistema é tão confiável e preciso que ele consegue realizar a identificação das pessoas mesmo com as máscaras utilizadas quase ininterruptamente ao longo de 2020 e 2021, por meio de reconhecimento facial. Isso mostra como ele pode ser utilizado para garantir a unicidade do indivíduo e, com isso, trazer certeza sobre quem está acessando seu ambiente, seja por razões de segurança, seja por motivos de formação de perfil de usuário.
- Pagamentos
Um bom exemplo de como a biometria pode agregar segurança e flexibilidade para os usuários e empresas é o uso de identificação facial para autenticar e autorizar pagamentos e transações financeiras. Neste vídeo, a NEC mostra como esta inovação consegue proteger consumidores e empresários, ao mesmo tempo em que tornam suas relações mais personalizadas, únicas e simples.
O setor de meio de pagamentos é muito visado por golpistas e até mesmo cibercriminosos em busca de acesso a contas, o que gera a necessidade de elevar a segurança nos processos financeiros. Uma aplicação em que a biometria já se mostrou de grande valor para habilitar compras, comprovar usuários e evitar que tanto empresa, quanto cliente fiquem em prejuízo.
- Sinergia nos aeroportos
Como mencionado anteriormente, o controle de acesso a áreas de embarque é crucial para a segurança de passageiros e tripulantes, e a biometria facial é decisiva para garantir a proteção de todos sem prejudicar a agilidade do acesso. Por esse motivo, a TSA, autoridade de controle aduaneiro e segurança dos EUA, planeja expandir essa tecnologia em diversos aeroportos, melhorando a experiência do viajante sem sacrifício de segurança.
Similarmente, em ambientes como aeroportos, onde a identificação facial é fundamental para o controle de acesso, pode ser integrada a sistemas de pagamentos nas lojas próximas aos portões de embarque e, com isso, permitir o pagamento de produtos e serviços diretamente com identificação facial, sem a necessidade de uso de cartões físicos ou mesmo digital wallets.
A NEC tem casos de sucesso neste setor, fornecendo sua tecnologia em aeroportos no EUA e também no Brasil, atendendo com sucesso milhares de viajantes nacionais e internacionais.
- Acesso a eventos
As Olimpíadas de Tóquio inovaram ao usar identificação facial para controlar o acesso de comissão técnica e atletas às provas, e outros eventos de grande porte nos EUA e Europa tiveram usos similares de biometria, mostrando como ela pode ser usada em larga escala e ainda assim manter confiabilidade e robustez.
No Brasil, isso foi levado a um patamar ainda acima pelo clube de futebol Palmeiras, que se tornou o primeiro a identificar 100% de seus torcedores no estádio por meio de identificação facial. Isso abre grandes possibilidades para auxiliar no controle, na agilização do acesso e na prevenção de fraudes de ingressos, algo que ajuda a coibir cambistas e melhorar a segurança dos eventos.
- Desbloqueio de motocicletas
A BMW, apesar de ser conhecida por seus carros, tem também ampla tradição em produção de motocicletas, e planeja trazer um novo componente de inovação para estes veículos. A montadora planeja utilizar biometria para desbloquear suas motos, algo que representaria um grande salto tecnológico e notável facilidade de uso para seus usuários, além de aumentar ainda mais sua segurança, prevenindo roubos.
- Prova de vida
Há situações em que pessoas podem tentar se passar por outras, como no acesso a serviços disponibilizados pelo governo ou até mesmo empresas. Por exemplo, com o uso de uma máscara protética, apresentando uma foto ou imagem inanimada pela câmera.
Com uma tecnologia que utiliza inteligência artificial em conjunto com o reconhecimento facial, a NEC possibilita que esse tipo de detecção aconteça com grande acuracidade e rapidez.
Biometria: mais que tendência, um novo caminho
Além destes casos consolidados de sucesso, existem excelentes perspectivas de novos e promissores usos de biometria, como ampliação de serviços públicos para a população em geral, melhorando sua identificação, reduzindo mau uso e fraudes e melhorando o controle dos mesmos. Similarmente, a identificação de recém nascidos, além de ajudar em questões de cidadania e documentação, também ajudam a manter um histórico hospitalar confiável das pessoas, ajudando médicos e agentes de saúde a promover tratamentos adequados para elas.
Todos estes casos de uso mostram como, desde desbloqueio de dispositivos e equipamentos até controle de segurança em massa, a biometria está se tornando um recurso importante para fazer frente aos novos desafios populacionais, aliando agilidade, flexibilidade e robustez aos mais diversos serviços e contextos de grande valor para a população.