Blog

Tendências e soluções relacionadas ao 5G na telefonia móvel

Written by NEC | 29/abr/2021 17:00:00

O avanço da tecnologia tem permitido cada vez mais inovação em vários setores, o que só potencializa a transformação digital no Brasil. Nos últimos meses, fortes tendências vêm sendo discutidas por especialistas e profissionais da área sobre como a vinda e consolidação do 5G na telefonia móvel irá impactar as TICs.

Os termos mais mencionados, no momento, são relacionados à tecnologia 5G, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). Uma vez que, o que se espera é que novas mudanças tecnológicas atinjam o mercado de forma significativa com a nova rede. Além dessas, outras tendências também fazem parte do cenário, como a Realidade aumentada, a metodologia de DataOps e os Contêineres em nuvem. 

Desse modo, visto que a competitividade entre os negócios é um grande desafio a ser enfrentado, junto à busca pela redução de custos e aumento da produtividade,  as empresas que se integrarem sobre o que acontece no mercado se tornam ainda mais fortes. 

Continue lendo e entenda mais sobre os impactos do 5G na telefonia móvel!

Telefonia Móvel e os maiores benefícios do 5G 

O 5G na telefonia móvel é visto como propulsor dos avanços mais significativos e tecnológicos das Telcos. Isso porque, com a quinta geração da rede de internet móvel, a expectativa é de que haja aumento considerável na velocidade de download e upload, maior cobertura e estabilidade nas conexões.

Com isso, a navegação por internet móvel e a realização de downloads podem chegar a uma velocidade entre 10 e 20 vezes mais rápida. Inclusive, a expectativa para o 5G na telefonia móvel é de que ele possa até mesmo substituir as redes domésticas de Wi-Fi. 

Outro de seus principais benefícios é o uso simultâneo de grande porte, visto que a ideia é que seja possível acessos à internet móvel de vários aparelhos ao mesmo tempo. Especialistas já afirmam que o 5G possibilitará que mais de 1 milhão de dispositivos por metro quadrado possam se conectar de forma simultânea.

Ainda nesse sentido, as chamadas de vídeo terão uma significativa melhoria, já que a estimativa é que a conexão seja mais rápida e com melhor nível de estabilidade. Ou seja, a tendência é que haja menor índice de delays, travamentos e falas picotadas. 

E outro benefício esperado é a evolução da Internet das Coisas (IoT), que deve possibilitar que carros “conversem” entre si. A ideia é que haja redução de acidentes de trânsito por meio de envio de informações  com baixa latência. 

Importância do 5G na retomada da economia do setor

O 5G na telefonia móvel está sendo visto com grandes expectativas para a recuperação da economia. Isso porque suas características de capacidade superior, maior agilidade e menor latência abrem possibilidades de que mais usuários sejam alcançados.

Além disso, há uma gama de aplicações e serviços possíveis em redes móveis de baixa latência, como: 

  • Soluções em robótica;
  • Telemedicina;
  • Mobilidade urbana;
  • Inteligência artificial;
  • Realidade Aumentada;
  • Diversas possibilidades de conexões e integrações, entre outras. 

Ou seja, com a chegada da nova tecnologia, vários setores serão impactados, como a educação, a saúde, a segurança, o setor de transporte, etc., o que também impacta a economia. Nesse sentido, a previsão de investimento na tecnologia por fornecedores, fabricantes e companhias de telecomunicações gira em torno de R$ 35 bilhões.

Impactos do 5G na telefonia móvel

A chegada do 5G vai impactar diretamente na telefonia móvel e, com isso, o mercado de Open RAN ganha foco como uma opção para a implantação da nova rede. Trata-se de uma metodologia de estrutura de rede de acesso por rádio (RAN) que pode ser integrada para diversos usos. 

A possibilidade de implantação da nova rede por meio da metodologia ocorre pelo fato de o Open RAN, embora não esteja diretamente associado ao 5G, permitir maior flexibilidade e interoperabilidade para implantação de múltiplos fornecedores. Dessa forma, pode aprimorar e até acelerar a implementação do 5G.

Um dos principais impactos que a nova rede trará na telefonia móvel é a substituição da internet com fio em locais que não alcançaram ainda a fibra óptica. Nesse caso, espera-se que ele seja usado nos grandes centros e também com o objetivo de possibilitar o acesso à internet móveis nessas localidades.

Além disso, como mencionamos, o 5G na telefonia móvel traz muitas expectativas de mudanças. Entre elas podemos citar: 

  • Navegação mais rápida;
  • Maior capacidade de dados;
  • Integração com diversos dispositivos;
  •  Maior velocidade de downloads e uploads;
  • Melhor cobertura e estabilidade nas conexões.

Para que o processo da chegada da nova rede ocorra, muitas mudanças são necessárias, como nos próprios aparelhos de telefonia e também na infraestrutura das cidades, com novos data centers, sistema de cabeamento maior  e  virtualização de rede.

 

Visão NEC sobre a revolução tecnológica

Considerando as tendências e soluções relacionadas ao 5G, Roberto Murakami, Diretor de Tecnologia da NEC Brasil, fala, em seu podcast, sobre a revolução tecnológica conduzida pela nova rede.

Segundo ele, o 5G na telefonia móvel deve trazer uma gama de aplicações e serviços que funcionem junto à rede móvel e com ultra banda larga, baixa latência, alta velocidade, confiabilidade e segurança. O grande diferencial dessa tecnologia está na sua vasta possibilidade de conectar pessoas e coisas.

E há uma grande demanda de vários tipos e setores, tanto do lado de consumidores e do meio corporativo, quanto no que diz respeito ao governo. Para o consumidor, isso se manifesta nas operações diárias com videochamada, navegação, downloads e uploads com muito mais eficiência, por exemplo.

Já no que diz respeito ao meio corporativo, o que se espera é uma grande transformação digital. Ou seja, possibilitará uma plataforma de comunicação eficiente para ajudar a indústria em suas atividades, gerando melhoria e também refletindo no usuário final.

Murakami afirma ainda que o campo de oportunidades mediante à chegada do 5G é bastante extenso e atingirá áreas de vários setores, como a indústria, governo, segurança, agricultura, pecuária, transporte, mineração, entre outras. Isto é, são muitas as possibilidades de aplicações e inovações para o País.