Os riscos de deixar a segurança da informação dos data centers de lado
Para muitas empresas, os data centers representam um espaço estratégico para fomentar a transformação digital e a inovação. Entretanto, para que isso se cumpra, é fundamental que a segurança da informação seja a base de todas as atividades, o que ainda não ocorre em boa parte delas.
Isso é o que aponta uma pesquisa realizada pela companhia Infrascale em maio de 2020, com pequenas e médias empresas (SMBs). Ela revelou que mais de um terço (37%) delas perdiam tempo de inatividade por este motivo, o que destaca a importância de se ter uma infraestrutura confiável e segura para evitar que tais situações surjam.
Vale frisar que essa é apenas uma das consequências de ignorar ou ter uma segurança baixa na infraestrutura de TI. Pensando em auxiliar os negócios a terem consciência sobre os riscos de segurança em data center, listamos mais alguns deles. Confira a seguir.
Vulnerabilidade a desastres
Incidentes são uma parte inevitável da TI. Para ficar mais claro, alguns deles são quedas e interrupções de energia elétrica, aquecimentos de componentes, incêndios e inundações. Apesar de, a princípio, parecem pouco prováveis de acontecer, qualquer negócio é passível de ter o seu data center comprometido.
Por isso, as equipes precisam se preparar ao máximo para evitá-los, bem como ter uma resposta rápida e assertiva no caso de desastres, o que só é possível com uma estratégia eficiente de segurança da informação. Essa deve contemplar, por exemplo, a implementação de backups e a análise de sistemas redundantes, os quais garantem que a empresa não perca, permanentemente, dados vitais para a operação.
Vazamento e sequestro de dados
Segundo levantamento da Kaspersky, realizado em 2020, o Brasil foi líder mundial em relação ao vazamento de dados. E essa estatística tende a continuar, já que somente nos dois primeiros meses de 2021, foram três situações de grande volume, expondo mais de 220 milhões de dados que seguiram para a deep web, sendo um total de 37 categorias expostas.
Outro fator alarmante são os sequestros de dados através de ransomwares, com pedidos de resgates bastante elevados, com casos chegando ao patamar de US $1 bilhão para liberação dos arquivos. Nesse contexto, um estudo da Trend Micro Brasil, em parceria com o Ponemon Institute, aponta que 80% das empresas globais correm o risco de sofrerem violações de dados em um ano, as quais podem afetar os seus clientes.
Informações como estas mostram que, um dos maiores riscos atrelados à segurança, é também um dos maiores desafios das empresas em relação aos seus data centers. E as consequências mostram o tamanho do perigo, o qual envolve perdas financeiras, imagem corrompida, meses de trabalho perdido, processos e muito mais.
Perda de eficiência corporativa
No cenário corporativo atual, ter dados comprometidos em função da falta de segurança pode influenciar negativamente na continuidade da operação. Isso porque vulnerabilidades, desastres ou outros transtornos podem impedir o acesso a servidores, arquivos, documentos e dados críticos essenciais para a eficiência dos processos. Nesse sentido, é importante ressaltar que qualquer minuto de funcionamento perdido equivale a prejuízos significativos.
Além disso, sem uma cadeia de produção otimizada, as empresas não conseguem acompanhar as novidades da tecnologia, bem como avaliar quais delas poderão impactar positivamente seu negócio.
Operações pouco produtivas
Dando sequência ao tópico anterior, uma segurança de data center fraca e descentralizada pode gerar mais alertas e sobrecarregar a equipe de TI/ SOC, afetando sua produtividade e capacidade de inovação. Afinal, os esforços que seriam direcionados a estas questões passam a ser empregados em tarefas que poderiam deixar de existir ou serem minimizadas a partir das estratégias adequadas.
O data center de uma empresa pode ser considerado como o coração da TI, onde ocorre o armazenamento e tráfego de todos os dados e arquivos dos diferentes setores. Portanto, é fundamental evitar os riscos citados e implementar processos seguros e eficientes, os quais podem ser realizados com o apoio de empresas especializadas, as quais façam o gerenciamento, prevenindo, detectando e respondendo a ameaças e vulnerabilidades em tempo real.