As dúvidas provenientes neste questionamento se ramificam e fazem os usuários perderem-se em tantas ofertas. Existem vários antivírus no mercado (inclusive falsos), assim como diversas referências para pesquisa. E aqui vale também o mesmo alerta: sites confiáveis e sites “armadilha”. Caso a pesquisa seja feita sem muito conhecimento e por conta própria, vai aqui a premissa básica: um bom antivírus deve ter serviços de quarentena, scan em tempo real e atualizações de assinaturas diárias, no mínimo.
Com poucos minutos de pesquisa nos motores de busca, o questionamento se resume a: devo instalar um antivírus grátis ou um pago?
A grande diferença entre o grátis e o pago é a qualidade do suporte. O antivírus pago tem uma equipe para atendimento doméstico e consegue solicitar patches emergenciais para aplicação e remediação do problema. É verdade que um antivírus grátis faz o que muito pago faz no quesito prevenção, mas quando o problema se agrava e a máquina já está infectada, o pago tem um suporte (inclusive por telefone) que apoia até mesmo os usuários que não tem conhecimento técnico.
No fim, cabe a cada usuário fazer a melhor escolha, avaliando a relação custo x benefício. Mas lembre-se de que, até mesmo nesse mundo digital, o barato pode acabar saindo muito caro.