Parece até ficção científica, mas não é!
Num primeiro momento esses livros podem parecer ficção científica por retratarem um mundo “inimaginável”, mas não são. Sem a intenção de serem técnicos, os títulos aqui listados são leitura obrigatória para quem quer contextualizar a segurança cibernética hoje e num futuro próximo.
Segurança.com - Segredos e Mentiras Sobre a Proteção na Vida Digital
Schneier, Bruce
Com a primeira impressão em 2000, o livro hoje continua a ser tão revelador quanto na época de seu lançamento.Este bestseller atemporal explica o que todas as empresas precisam saber sobre segurança para sobreviverem e serem competitivas. Pragmático, mas bem-humorado, o autor expõe o mundo digital e as realidades da nossa sociedade em rede, e disseca desde os motivos das falhas técnicas até a mente dos cibercriminosos. Você será guiado através da zona de guerra de segurança e aprenderá como entender e se armar contra as ameaças do mundo conectado.
Data and Goliath: The Hidden Battles to Collect Your Data and Control Your World
Se metade do que está sendo previsto acontecer, mudar para Marte pode ser uma boa opção.O livro traz uma visão meticulosa sobre como as mudanças na tecnologia e na política influenciam nossa privacidade, segurança e liberdade. Como o autor admite, a elaboração do conteúdo foi inspirada em Edward Snowden, ex-administrador de sistemas da CIA e ex-contratado da NSA que tornou públicos detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSA americana.O autor foi solicitado para ajudar os jornalistas do The Guardian a entenderem o que estava contido nos documentos técnicos vazados.
Guerra Cibernética - A Próxima Ameaça À Segurança e o Que Fazer A Respeito Clarke, Richard A.
O autor apresenta um panorama surpreendente — e, ao mesmo tempo, convincente — no qual o uso de armas cibernéticas é uma questão factível a ser considerada nas estratégias de Defesa Nacional.
Clarke mostra ainda que ações desse tipo, envolvendo o uso de computadores e ataques aos sistemas computacionais, já́ vêm sendo utilizadas em algumas iniciativas, em tempos de paz e de guerra. O livro traz uma reflexão sobre as implicações diplomáticas desse novo tipo de arma e alerta para a necessidade de se estabelecer limites quanto à sua utilização.
Boa leitura!