Com os data centers se tornando espaços com ainda mais importância para o funcionamento das empresas, a maneira como ele é desenvolvido e gerido implica diretamente nas possibilidades que proporciona, a curto, médio e longo prazos.
Desse modo, o investimento tem aumentado a fim de proporcionar uma infraestrutura com melhor resposta à inovação e também mais conectividade para as operações de uma empresa.
Também é preciso citar os recursos voltados à segurança da informação, já que os números de crimes cibernéticos, como o Distributed Denial of Service (DDoS), ransomwares, acesso externos e ataques em aplicações, só aumentam em números e sofisticação.
Nesse contexto, que engloba conhecimento técnico para a realização dos mais diversos processos, contar com especialistas representa uma abordagem mais eficiente nos data centers. Acompanhe o conteúdo e veja alguns motivos para isso.
O datacenter pode ser considerado o coração da parte computacional de uma empresa. Na prática, é o espaço onde se encontram todas as ferramentas tecnológicas usadas para armazenar e processar dados.
Um datacenter que sai do ar por qualquer imprevisto, certamente não está com bom desempenho.
Afinal, a central de dados não pode se tornar facilmente inacessível. Porém, se a organização absorve essa demanda de alta responsabilidade, que significa manter as operações funcionando, é preciso dispor de alguns colaboradores, bem como investir em sistemas e ferramentas.
Por outro lado, contar com um parceiro especializado, auxilia diretamente na estabilidade do data center e, consequentemente, na rotina organizacional.
O acompanhamento de especialistas em segurança da informação desde as etapas de desenvolvimento até o uso operacional do data center permite a construção de um ambiente sem brechas ou falhas por conta de “muitas mãos”.
Isso sem contar que a falha humana é uma das principais causas de ataques e vazamentos. Para se ter ideia, um relatório divulgado pela Verizon apontou que, em 2020, 85% das violações de dados, como phishing e ransomware, envolveram um elemento humano. Nesse cenário alarmante, contar com um time qualificado faz com que esse risco reduza significativamente.
Contratar uma empresa que presta serviço de atendimento e suporte 24 horas, possibilita que o Data Center seja monitorado dentro e fora do horário comercial, o que aumenta a segurança contra possíveis ataques e acidentes todos os dias da semana, independente do horário.
Outro ponto importante é que ter uma vigilância contínua em torno do Data Center ajuda a diminuir riscos. Por exemplo, em casos de acidentes, como incêndios e desastres naturais, a equipe já está pronta para tomar as devidas providências.
A colaboração de equipes terceirizadas libera os profissionais internos para focar em atividades que irão entregar valor aos negócios e diminuir o caminho da transformação digital.
Isso pode vir a torná-los consultores dentro da própria empresa, trabalhando no gerenciamento de dados e em gerar insights úteis para a empresa. Além disso, confira outros pontos positivos:
- custos do projeto, trazendo mais visão do investimento e o cronograma;
- flexibilidade e escalabilidade na contratação de serviços de acordo com a demanda;
- sem necessidade de contratar e treinar profissionais temporários.
Como você viu, há diversos diferenciais em contratar um parceiro especializado para a gestão dos data centers. Além de impactar o negócio como um todo, a estratégia também contribui com o dia a dia dos profissionais de TI que precisam fomentar a inovação.
A NEC apoia as empresas no desenvolvimento de uma infraestrutura de alta operacionalidade e segurança. Para conhecer todas as soluções de data center e outras ligadas à transformação digital, entre em contato.