Blog

NEC se posiciona ao centro do ecossistema aberto como integrador de rede no LATAM Telco Vision Forum

Written by NEC | 24/mai/2022 13:00:00

*Artigo original publicado no blog NEC Global 

O advento do 5G e seus avanços tecnológicos abrem um novo capítulo de experiências para revolucionar as operações das verticais e a vida do consumidor com novas experiências, produtos e serviços inovadores e sem precedentes. Formas de comunicação serão amplificadas com novos serviços e possibilidades de uso, tornando a vida melhor e mais prática. No entanto, para aproveitar ao máximo seu potencial, o 5G exige capacidade técnica e infraestrutura de ponta para a integração de múltiplos microambientes. Investimentos significativos são fomentados pelas operadoras visando entregar a sofisticação e a diversidade de usos trazidas pelo 5G, levando a uma necessidade de mudar o mindset e fazer escolhas inteligentes para alavancar sucesso frente a concorrência.

Como insumo para enfrentar esses desafios, nos dias 16 e 17 de março, a NEC sediou o Latam Telco Vision Forum, evento online apoiado pela Telesemana, uma publicação latino-americana especializada em telecomunicações. Os principais palestrantes incluíram líderes de pensamento de vários setores, analistas de mercado como GSMA, Analysis Mason, provedores de serviços como NTT DOCOMO, Millicom, V.tal, Neutral Networks, empresas como Lumen Latam, Raizen e parceiros da aliança global da NEC, como A10 Networks, ADVA, CISCO Systems e Juniper Networks.

Visão 5G da NEC para trazer benefícios reais para as operadoras

Um dos principais destaques do evento foi a sessão de Mayuko Tatewaki, GM da Service Provider Solution Division (atualmente SVP de 5G Strategy & Business), compartilhando a visão sobre o 5G da empresa. Enfatizando que, na era 5G, a abertura é a chave para os provedores de serviços explorarem as amplas possibilidades de lançar novos serviços de maneira ágil.

Hoje em dia, todos os players do mercado estão ansiosos para ter uma ideia mais clara sobre para onde o 5G está indo e como sua rede e serviços podem ser aplicados e monetizados no mundo real. Hoje, a NEC já está trabalhando em projetos 5G emblemáticos que trazem benefícios efetivos para determinadas indústrias, negócios e a sociedade no Japão, como controle remoto e automatizado para 1) maquinário de construção pesada e 2) reciclagem de resíduos de construção usando análise de vídeo e inteligência artificial para aumentar produtividade e evitar riscos para os trabalhadores. “Em ambos os casos, houve aumento de produtividade, otimização da mão de obra e redução de custos, o que é fundamental em um país como o Japão, onde o envelhecimento da sociedade e a falta de mão de obra mais jovem é uma questão crítica. Além de trazer melhores resultados para as empresas, essas aplicações também beneficiam a sociedade”, disse Tatewaki.

5G é a tecnologia que conectará tudo, desde pessoas, coisas (IoT) e indústrias gerando casos de uso diversificados. Esta é a era em que um único fornecedor, de forma simples e realista, não será mais capaz de entregar todos os requisitos necessários para o 5G e além. Estamos em um ponto onde é preciso investir em redes qualificadas, com arquitetura aberta, baseadas em ecossistemas diversos, em virtualização e em soluções cloud. As promessas dessa tecnologia só podem ser cumpridas por meio de redes abertas e ecossistemas bem estruturados, que garantirão a flexibilidade, inovação e agilidade necessárias para os requisitos exclusivos de cada novo caso de uso.

Para facilitar a rede flexível e ágil na era 5G, a NEC lançou a “NEC Open Networks” durante o MWC Barcelona 2022, que é um conjunto completo de soluções composto por seus próprios produtos e por uma ampla gama de ecossistemas de parceiros cobrindo RAN (Radio Access Networks), redes de transporte xHaul, core convergente, automação de operações, bem como serviços de integração de sistemas para explorar todo o potencial do 5G. Essa é a abordagem da NEC buscando impulsionar a inovação com parceiros qualificados para o negócio e a sociedade em constante evolução, com serviços de rede confiáveis que eliminam a dependência de um único fornecedor (lock-in) e resultam na otimização de custos.

Redes de transporte abertas na era 5G

Com a abertura e a desagregação se tornando o mainstream das redes end to end no 5G, redes de transporte devem passar por uma transformação, atuando como espinha dorsal para acomodar o aumento do tráfego e a arquitetura 5G flexível. Agora, cada operadora precisa considerar seu próprio caminho para alcançar uma rede de transporte inovadora e ideal para 5G; e a chave para a transformação bem-sucedida são serviços personalizados onde a arquitetura mais simplificada e otimizada com recursos de automação é projetada para cada operadora.

No MWC Barcelona 2022, a NEC atualizou o serviço de transformação 5G xhaul com o Ecossistema de Automação, que inclui parceiros importantes como Accedian, Cisco, Juniper Networks e UBiqube. Aproveitando a automação tanto para a transformação do cliente quanto para o aprimoramento de serviços da própria NEC, a NEC assume a liderança para navegar na jornada de transformação de cada operadora em direção às redes de transporte xhaul da próxima geração. Pilotando a jornada das operadoras estão os Centros de Excelência globais da NEC. Combinando a experiência global da NEC de mais de 100 projetos de rede de transporte e experiência local/regional em mais de 150 países, a equipe de especialistas dos CoEs oferece serviços abrangentes, personalizados e avançados, desde consultoria, análise de rede até migração.

“Meu objetivo não é ganhar um projeto, mas fazer essa jornada junto com nossos clientes e parceiros”, comentou Roberto Murakami, GM e CoE Head do da Unidade de Negócios de Provedores de Serviços da NEC América Latina.

Em direção a redes abertas de ponta a ponta

A “NEC Open Networks” é bem recebida no mercado, especialmente por ter sido selecionada para várias iniciativas de Open RAN globalmente, bem como uma infinidade de projetos em outros domínios de soluções de rede aberta. É hora de dar um passo à frente, revolucionar as formas convencionais de impulsionar a inovação, adotando a liberdade de escolha em todas as suas redes com a “NEC Open Networks”.

Esse aqui o vídeo on-demand