Quando for navegar na web, seja para fins profissionais ou pessoais, a utilização de um firewall e um antivírus são indispensáveis para se proteger contra as ameaças externas. Outros itens importantes, que costumam ser negligenciados, referem-se ao browser e sua configuração. A escolha do browser é algo pessoal e depende da preferência de cada usuário, uma vez que possuem particularidades e recursos, principalmente no que se refere à performance. No entanto, após a instalação, é importante verificar suas configurações.
Abaixo estão algumas recomendações que vão incrementar sua cibersegurança:
Navegando de forma anônima. Será?
Os browsers oferecem a opção de navegação anônima, mas é importante entender que essa garantia não é de 100%. Isso porque, quando realizamos o login de nossa conta de e-mail no browser, são disponibilizados diversos recursos que só podem sem utilizados mediante a este login e, depois de realizada tal autenticação e aberta uma janela anônima, é possível observar que certos recursos não deveriam aparecer (uma vez que você está anônimo). Ou seja, você está sendo identificado tendo em vista que suas preferências de navegação, como os favoritos, são identificadas.
De todas as opções disponíveis, o browser que realmente garante o anonimato é o Tor Browser. No entanto, esta navegação oferece riscos pois trata-se da internet não indexada, ou seja, é um ambiente paralelo à internet não controlada que garante tal anonimato.
HTTP ou HTTPS?
- Hypertext Transfer Protocol (protocolo HTTP): transferência de comunicação em texto livre, ou seja, o tráfego das informações não são encriptadas, podendo ser facilmente interceptadas através de ferramentas de análise de tráfego (sniffers), alteradas e direcionadas para outros servidores, sites maliciosos, etc. Este protocolo não é recomendado para a transferência de informações confidenciais como senhas e compras online. Por isso, quando for realizar algum tipo de cadastro para acessar conteúdos em sites que utilizam este protocolo, fique ciente de que as informações como login e senha trafegarão abertamente. Ou seja, se interceptadas por um hacker, o estrago pose ser grande, principalmente se você tem o hábito de manter as mesmas credenciais de acesso para diversos sistemas e sites.
- Hyper Text Transfer Protocol Secure (protocolo HTTPS): é uma camada de segurança para a transmissão das informações de forma encriptada. O Secure Socket Layer (SSL) valida a comunicação entre cliente e servidor através de certificados digitais. Quando for realizar alguma compra online em um site desconhecido, procure validar se o certificado que o site utiliza esteja válido.
Não facilite, tome precauções e valide as informações sempre que tiver alguma dúvida sobre a sua legitimidade. Na própria internet existem vários sites que auxiliam na análise de reputação (https://www.malwares.com/, https://talosintelligence.com, http://csi.websense.com).
A precaução vale mais que a cura.