Como a NEC vem evoluindo e se consolidando como um dos maiores nomes em robótica em todo o mundo
É relativamente comum, hoje em dia, ouvir falar de tecnologias como reconhecimento facial, reconhecimento de fala, robótica e similares, tanto em cenários industriais, quanto corporativos e mesmo domésticos. Há mais de 20 anos, contudo, este tipo de discurso soava como ficção científica, uma inteligência que só se via em filmes e similares – até que a NEC decidiu desafiar o senso comum.
Em 1997, a empresa lançou um robô doméstico conhecido como PaPeRo cuja função era puramente de companhia, não muito diferente de um animal de estimação. Com um design amistoso fortemente baseado na escola japonesa de design, o simpático gadget tinha, por baixo de sua superfície, tecnologias muito à frente do normal da época: reconhecimento facial para identificar as pessoas de seu convívio e de fala para permitir interação com elas.
Para a época, este tipo de avanço foi um grande salto no campo da robótica e ajudou a consolidar a NEC como uma referência no setor.
Anos depois, a empresa segue na vanguarda desse segmento, desenvolvendo tecnologias de alto desempenho que ajudam a criar produtos e soluções relevantes, impactando diversos setores e mercados. Alguns dos maiores destaques da robótica NEC são:
Muita coisa mudou desde que o PaPeRo foi lançado, e os recursos de reconhecimento de voz e face chegaram a patamares inimagináveis na década de 90. Hoje, robôs e dispositivos NEC conseguem identificar pessoas e apontar a diferença entre indivíduos, além de compreender e diferenciar contextos e guardar informações para eventos futuros. Este tipo de recurso é extremamente útil no contexto da segurança, por exemplo, garantindo acesso a áreas restritas somente a indivíduos autorizados, com chances reduzidas de fraude e praticamente sem possibilidade de roubo de credenciais. Sua eficiência pode ser comprovada em aeroportos ao redor do mundo, além de estádios que recebem grandes eventos esportivos.
Além de ajudar na biometria, a inteligência artificial pode ser muito útil no setor médico. Especificamente, a NEC desenvolveu um robô equipado com capacidade de preparação de medicamentos de acordo com o estado específico do paciente em determinado momento. Isso torna o tratamento mais personalizado e aumenta consideravelmente suas chances de sucesso na reversão de quadros infecciosos.
Esta mesma tecnologia pode ser adotada em salas cirúrgicas, com o robô atuando como um auxiliar da equipe médica, propondo medicamentos de acordo com sua análise em tempo real da condição do paciente. Ainda no contexto cirúrgico, robôs dotados de IA vêm trazendo mais precisão e maior taxa de sucesso nas intervenções, gerando mais qualidade de vida e melhor taxa de recuperação dos pacientes.
Outro ponto crítico de atuação robótica é em cenários de alto risco, como zonas de guerra e conflito armado. Com a tecnologia NEC, é possível enviar robôs a campo para identificar minas e dispositivos explosivos ocultos, por meio da detecção de calor e forma, destinando em seguida robôs especializados para desarme, o que preserva a vida de soldados e civis vitimados pela guerra.
Estes são apenas alguns dos muitos casos em que a robótica NEC faz a diferença no desempenho de funções especializadas. Trazendo tecnologia de alta complexidade de forma simples, funcional e amigável ao usuário, a empresa segue sua tradição de melhorar a vida das pessoas por meio da inteligência, da excelência, e da busca pela evolução e inovação.