É incontestável que sua rede está mais complexa do que nunca, mas quando isso limita ou atrasa seu processo de decisão, é preciso parar e analisar o ambiente. Como o firewall é a primeira linha de defesa contra ataques, a proteção da rede corporativa é de suma importância e logicamente ele tem evoluído bem para enfrentá-las.
No entanto, firewalls tradicionais não acompanharam a evolução das ameaças e se apresentaram incapazes para inspecionar a carga de dados dos pacotes de rede, além da sua falta de inteligência em granular e distinguir diferentes tipos de tráfego na web. Com o excesso de tráfego na rede usando protocolos web, firewalls tradicionais não conseguem distinguir entre as aplicações comerciais legítimas e ataques.
Para levar a cabo funções avançadas de segurança, sem afetar a latência da rede, houve uma evolução para o Next Generation Firewall (NGFW) ou “Firewall de próxima geração”. Ele foi desenvolvido a partir da necessidade dos ambientes de computação atuais, onde os ataques de malware têm crescido em sofisticação e intensidade e com intuito de encontrar maneiras de explorar as fraquezas de um firewall tradicional.
A relação entre firewalls tradicionais e NGFWs é melhor compreendida se olharmos mais de perto para as suas semelhanças e diferenças.
SemelhançasObviamente o objetivo de ambos é o mesmo - proteger os ativos de uma organização -e ambos se assemelham nas seguintes tarefas:
Em um ambiente com Firewall tradicional é comum encontrar um IDS (Sistema de Detecção de Intrusão) ou IPS (Sistema de Prevenção a Intrusão), porém implementados com um aparelho separado. Com um NGFW, o IDS ou IPS são totalmente integrados. A funcionalidade desse aparelho, quando integrado em si, é o mesmo que um separado, mas a principal diferença está no desempenho e acessibilidade das informações de todas as camadas do tráfego.
Além disso, o NGFW faz uma inspeção bem mais profunda, que vai além da inspeção e bloqueio, com prevenção de invasão e coleta de dados. Também efetua reconhecimento de usuários que possibilita liberação ou bloqueio, roteamento por aplicação e QoS também por aplicação.
NGFWs são uma parte crítica da infraestrutura de TI para as empresas modernas por serem capazes de exercer o controle necessário sobre o tráfego de rede com base em atributos valiosos, tais como aplicação, categoria de aplicativos e usuários envolvidos na conexão, em vez de valores arbitrários e estáticos, como números de porta.
Tendo em vista o papel fundamental na proteção da informação, independente se for Firewall tradicional ou NGF, o fato é que as empresas não podem se dar ao luxo de não gerenciarem, continuamente, essa barreira de entrada contra ameaças.