A tecnologia tem se mostrado valiosa para a saúde 4.0 - levando benefícios para gestores, equipes de saúde e pacientes. Acompanhe em nosso artigo alguns exemplos bem sucedidos dessa revolução.
A tecnologia tem sido cada vez mais incorporada aos processos da saúde, trazendo benefícios para os pacientes e profissionais da área. A automação de processos manuais e a agilização de diagnósticos são algumas das vantagens que a tecnologia proporciona. Embora ainda existam desafios a serem superados, a evolução das soluções tem diminuído essa lacuna.
Dentre as tendências mais promissoras na área da saúde, destacam-se a Realidade Virtual e Aumentada, o 5G, a Inteligência Artificial e o Machine Learning. A implementação dessas tecnologias traz novas possibilidades e transforma o setor.
A Saúde 4.0 é uma evolução da medicina que tem como objetivo principal a melhoria do atendimento ao paciente por meio do uso de tecnologias avançadas. A seguir, apresentaremos quatro exemplos de sua implementação.
O OptoMize é um software cloud utilizado no Hospital Universitário da Universidade North Middlesex, em Londres, Reino Unido para acompanhamento de pacientes com diabetes. Com sua capacidade de automação, ele organiza as consultas e envia os devidos lembretes, garantindo a máxima taxa de presença nos exames por parte da população. Além da gestão, ele também é capaz de oferecer suporte ao médico no diagnóstico de doenças oculares, antes mesmo dos primeiros sintomas.
Esse programa tem se revelado promissor para a melhoria da saúde pública, levando qualidade de vida a pacientes crônicos que necessitam de acompanhamento constante.
Esse projeto, realizado no Japão, permitiu ao governo local otimizar o transporte de pacientes em ambulâncias, por meio da conectividade 5G e câmeras de alta definição. Com a utilização dessas tecnologias, os profissionais da área da saúde conseguem fazer diagnósticos mais precisos e rápidos ainda durante o transporte do paciente, o que pode salvar vidas.
A conectividade provida pelo 5G permite que a equipe em terra (hospital) comece o atendimento durante o deslocamento do paciente ainda na ambulância, com maior eficiência e com mínimo tempo de handover - quando o paciente chega no hospital a equipe pode ser a mesma que iniciou o atendimento.
Esse case é brasileiro e foi exposto no Conexões JHSP de março de 2022. O Hospital Santa Cruz, em São Paulo, implementou um robô com inteligência artificial para a gerenciamento de prescrições de medicações. Esse processo aumentou a produtividade e diminuiu a quantidade de erros na farmácia do hospital.
Com a utilização da inteligência artificial, o hospital conseguiu melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, garantindo que as medicações sejam as mais seguras possíveis.
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Esse case não é de uso comercial, mas sim uma pesquisa realizada no Hospital Geral de Tijuana, no México, apoiada pela Fundação Bill e Melinda Gates em conjunto com a Universidade de San Diego para a identificação de recém-nascidos e crianças. Em uma parceria com a Synolo, a avançada tecnologia de biometria da NEC, foi possível desenvolver uma solução capaz de oferecer uma acurácia única na identificação neonatal, inclusive ajudando a garantir que as crianças recebam o atendimento necessário desde o seu nascimento. Além disso, essa solução é capaz de trazer ganhos em outras áreas, como a segurança pública e também permitindo que gestores públicos, munidos de melhores dados, possam direcionar melhor programas voltados a esta população.
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A NEC tem o compromisso de contribuir para a transformação da infraestrutura de instituições de saúde, levando inovação. Com parcerias de sucesso, buscamos proporcionar soluções tecnológicas que ajudem a melhorar a qualidade de vida da população, aumentar a eficiência dos hospitais e permitir que profissionais de saúde realizem seus trabalhos com mais segurança e precisão.