Pela primeira vez tive o prazer de participar da maior conferência de segurança do mundo: a DEF CON. Em sua 26º edição, a conferência aconteceu em Las Vegas e, de quebra, ainda foi possível acompanhar um pouco da BSides Las Vegas. Para quem tem vontade de participar das próximas edições, abaixo darei uma impressão geral sobre os eventos:
BSides Las Vegas
A Bsides Las Vegas ocorre no mesmo período que a Black Hat e é um evento um pouco diferente. Para começar é um evento organizado por voluntários e a entrada é gratuita, devendo-se apenas garantir o lugar, quando os ingressos ficarem disponíveis. O evento em si traz um ótimo conteúdo e muitas vezes também apresentado na DEF CON. Veja abaixo o que conseguimos acompanhar.
Training Ground - Workshops
Para quem tiver interesse, o material do workshop está disponível neste link.
Hire Ground
Infelizmente só foi possível acompanhar um dia da Bsides, não sendo possível explorar muitas outras áreas da feira. De qualquer forma, os workshops foram ótimos, principalmente o de Osquery, que me motivou a procurar mais sobre o assunto e a entender melhor sobre os benefícios da tecnologia.
DEF CON 26
É importante acordar cedo para tentar garantir uma badge, já que há histórico destas acabarem antes do final evento (às 05:30h a fila já estava bem grande). Nesse ano teve gente até acampando e ganhando pizza do idealizador do evento. Números não oficiais dizem que o evento criou aproximadamente 25 mil badges.
A badge em si é o seu ingresso no evento mas, diferente do que estamos acostumados, nesse ano foi uma placa de circuito eletrônico com alguns desafios. O primeiro a resolver o desafio ganhava uma black badge, que garante entrada vitalícia ao evento.
|
Abaixo compilo algumas impressões sobre o que vi durante os dias de conferência.
Vilas
Vendor Area
Workshops
Talks
De fato pude comprovar o porquê este é o maior evento hacker. Muitas pessoas, muito conteúdo de todos os níveis, a possibilidade de conhecer pessoas de todo o mundo e participar de projetos. De qualquer forma, nem tudo é perfeito e vale citar que este ano houve relatos de abusos da segurança nos hotéis com revistas surpresa aos quartos de vários hóspedes.
Por fim, se eu pudesse, gostaria de ter me organizado de outra forma para aproveitar melhor o evento, mas certamente saí de lá como outra pessoa, mais motivado em querer participar e ajudar a comunidade e no meu desenvolvimento pessoal. Aproveito para deixar aqui meu perfil do Github, que passará a ser atualizado mais frequentemente.