DDoS – Distributed Denial of Service ou Ataque Distribuído de Negação de Serviço é o ataque realizado em servidores Web, servidores DNS, servidores de Aplicativos, roteadores, firewalls e largura de banda da internet. Utilizando vários PCs (botnet) os hackers conseguem sobrecarregar a máquina gerando múltiplas requisições, fazendo com que o serviço caia ou fique tão lendo que pareça indisponível.
Conforme o Relatório de Inteligência de Ameaças da empresa NETSCOUT, “os ataques DDoS representam a ameaça dominante observada pela grande maioria dos provedores de serviços. As paralisações de infraestrutura também continuam sendo uma ameaça, com mais da metade das operadoras enfrentando esse problema.”
O estudo mostra que o tamanho do ataque diminuiu: em 2016 o maior ataque foi de 800 Gbps e no ano passado foi de 600 Gbps, por outro lado a volumetria aumentou para aproximadamente 76% em 2017.
As principais motivações dos Ataques DDoS de 2017 foram:
https://www.netscout.com/global-threat-intelligence
Os setores mais visados foram:
Os dados acima exibidos são do Active Threat Level Analysis System (ATLAS®), da empresa NETSCOUT. O sistema reúne estatísticas das implantações da NETSCOUT Arbor SP em todo o mundo.
Consequências
Longe de ser um problema a ser resolvido, os hackers estão utilizando ataques DDoS para distrair seu alvo enquanto realizam outras atividades igualmente ilegais no mesmo ambiente.
Um ataque DDoS bem-sucedido gera grandes problemas:
Top 10 países alvo de ataques DDoS
De acordo com o gráfico, o Brasil aparece em 5º lugar como um dos países mais atacados. Para sua empresa não entrar para essa estatística, a melhor forma de proteção ainda é detectar as ameaças antes que afetem seu negócio e reagir com rapidez para minimizar os danos.