Se seu escritório começa a pegar fogo, imediatamente você chama a brigada de incêndio e os bombeiros de sua cidade. Se alguém se machuca com mais gravidade, provavelmente você vai chamar um médico, uma ambulância e vai contar com o apoio de um hospital. E se a emergência é relativa a algum incidente em sua rede corporativa? A quem recorrer nestes casos? A resposta é: CSIRT (Computer Security Incident Response Team).
A sigla vem do inglês e significa Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança, e é exatamente isso que um CSIRT faz: em casos onde a segurança de dados ou sistemas foi comprometida (ou mesmo ameaçada, ainda que sem sucesso no ataque), o CSIRT entra em ação buscando trazer uma resposta rápida no sentido de conter a ameaça e oferecer caminhos para reparar eventuais danos causados, além de avaliar a situação e identificar os fatores que permitiram que o incidente acontecesse interagindo com todos os envolvidos (CSIRT responsável pela rede atacante, usuários, provedores, autoridades, entre outros).
Além desta função de reação a emergências, os CSIRTs também podem atuar de forma preventiva, fornecendo programas de treinamento, análise de integridade e segurança de sistemas e redes, testes e simulações de ataques e, em alguns casos, até mesmo documentação e desenvolvimento de softwares específicos.
Num primeiro olhar, a função deste tipo de equipe pode ser confundida com as funções do departamento de TI de sua empresa, no sentido de que se pode esperar que os profissionais da área garantam a segurança de todo o ambiente digital. Isso, contudo, não é necessariamente a realidade, pois os profissionais de TI, geralmente, são treinados para manter as redes ativas, os servidores rodando, os backups em dia e até mesmo os acessos estáveis e controlados, mas não necessariamente são treinados para combater e conter ataques de hackers ou cibercriminosos, que são altamente treinados e especializados em invasões e rompimento de defesa de sistemas.
Por este motivo, se sua empresa precisa garantir a segurança de seus dados, redes e de sua estrutura de TI de uma forma geral, é muito recomendada a construção de um time multidisciplinar de CSIRT com responsabilidades estratégicas, táticas e operacionais definidas. A adoção de CSIRTs comerciais para complementar a participação desta equipe deve ser avaliada, suportando os processos táticos e operacionais.
A adoção de um time de CSIRTs traz benefícios diretos para a organização, garantindo que a sua empresa esteja preparada para suportar a resposta a incidentes destinados ou originados de sua infraestrutura.
E mais importante do que isso: um CSIRT traz a vantagem de estar constantemente atualizado, atuando em diversos casos e situações, o que aumenta sua bagagem de conhecimentos e seu arsenal de respostas. Em adição ao fator da experiência, as empresas especializadas neste tipo de serviço estão em constante contato com diversas outras ao redor do mundo, trocando experiências, dados, informações e cooperando de forma global em iniciativas de combate aos cibercriminosos.
Estes fatores, quando analisados à luz dos tipos de ameaças que as organizações enfrentam atualmente, servem para destacar a importância dos CIRTS e da rede de cooperação global que criam.
Para sua empresa, contar com um time de respostas a incidentes significa ter mais segurança e tranquilidade para trabalhar e crescer; para a comunidade global de empresas e organizações, os CSIRTs representam uma sólida linha de defesa que, em sua atuação cooperada, tornam o ambiente digital mais seguro para todos.