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Como os serviços biométricos aumentam a eficiência bancária em um mundo pós-COVID-19

Written by NEC | 5/nov/2020 17:00:00

Banco de varejo e o novo normal

A pandemia global da COVID-19 levou muitos setores a reavaliarem suas operações diárias, incluindo o setor bancário varejista. Os bancos de varejo foram forçados a fechar suas agências físicas, remanejar a equipe e suspender muitos serviços temporariamente. Consequentemente, muitos bancos estão reduzindo significativamente o lucro operacional e, em alguns casos, demitindo funcionários e fechando permanentemente as agências físicas.

Como resultado, agora o setor bancário está sob enorme pressão para movimentar o máximo possível de serviços on-line e adotar a transformação digital o quanto antes. A integração de clientes é fundamental para o setor bancário, o que, muitas vezes, requer a presença dos clientes na agência por um longo período para a análise de documentos. Essa transição ocorrerá de diversas formas, pois os bancos precisarão, por exemplo, reprojetar suas agências para estimular o distanciamento social, e adotar novas tecnologias para identificar funcionários e clientes potencialmente infectados. Muitos bancos também buscam maneiras de utilizar a identidade digital para integrar novos clientes, dispositivos inteligentes para agendar reuniões presenciais nas agências, reduzindo a movimentação, e alguns até procuram tecnologias para realizar reuniões somente on-line. No entanto, o aspecto mais importante da transformação digital para o setor bancário será oferecer o maior número possível de serviços on-line, especialmente o processo de integração, eliminando a necessidade de contato físico, o que é altamente desejável em um mundo pós-COVID-19.

 

A tecnologia de reconhecimento facial pode ser aplicada em toda a cadeia de valor do banco

Atualmente, o mercado possui soluções de tecnologia de reconhecimento facial que podem melhorar muito a eficiência bancária, pois é possível integrá-las perfeitamente aos aplicativos e implantá-las em muitas fases do ciclo bancário.

Embora a autenticação biométrica ainda seja relativamente nova para o mundo bancário, pesquisas mostram que os consumidores estão cada vez mais à vontade para adotar a autenticação biométrica em suas atividades bancárias, desde que o software seja capaz de detectar falsificações, como fotos, vídeos ou máscaras 3D. Por exemplo, uma pesquisa encomendada pela Visa concluiu que mais de 80% dos entrevistados se sentiam confortáveis em usar impressão digital ou reconhecimento facial como um token de identidade em seus serviços bancários. Além disso, mais de 50% dos entrevistados disseram que considerariam sair de um banco que não oferece serviços de autenticação biométrica, pois os consumidores consideravam esses serviços mais rápidos, fáceis e seguros do que os métodos de autenticação tradicionais.

Veja a seguir alguns dos casos mais notáveis de utilização do reconhecimento facial no setor bancário atualmente disponíveis:

On-line – Abertura de conta via e-Know-Your-Customer (eKYC)

Um dos principais benefícios dos serviços de reconhecimento facial no setor bancário varejista é sua capacidade de oferecer serviços de eKYC. Isso permite que os consumidores tirem uma selfie com um dispositivo inteligente e façam uma cópia de seu documento de identidade, que são compartilhados com uma instituição financeira. A tecnologia de reconhecimento facial pode, então, estabelecer uma comparação entre a identidade e os seus documentos, quando quiserem fazer seu registro na instituição financeira. É muito conveniente ao usuário final, pois descarta a necessidade de o novo cliente ir até a agência bancária para verificar sua identidade pessoalmente. Durante a pandemia, é importante reduzir a presença física dos clientes devido ao fechamento das filiais e às medidas adicionais aplicadas nas agências, como rastreamento de contatos e distanciamento social. O eKYC agrega um valor considerável às instituições financeiras, pois reduz o tempo de processamento e a documentação manual através da integração perfeita aos processos de back-end, aumentando gradativamente a eficiência operacional e proporcionando uma melhor experiência ao cliente.

Muitos bancos tiveram que se transformar para oferecer soluções de integração digital baseadas em biometria para melhorar a experiência do cliente. No Reino Unido, por exemplo, o NatWest foi o primeiro banco a permitir que os clientes cadastrassem a conta com uma selfie e uma ID física com verificação baseada em IA, após o projeto piloto apontar uma redução significativa em solicitações fraudulentas. O banco francês Societe Generale também permite a abertura de contas totalmente on-line, além de usar reconhecimento facial e selfie dinâmica para verificar as identidades dos clientes. O objetivo do banco é que a abertura de 30% de todas as novas contas seja on-line em 2020.

On-line e caixa eletrônico – Autenticação de serviço

A tecnologia de reconhecimento facial também pode ser usada como um método de autenticação on-line e em caixas eletrônicos, oferecendo vários benefícios aos consumidores e às instituições financeiras. Os clientes que utilizam o reconhecimento facial on-line e em caixas eletrônicos não precisam mais de cartões bancários e memorizar senhas, pois já há uma interface sem contato, que pode reduzir as ocorrências de fraude e perda de cartões. As câmeras podem detectar falsificação, permitindo maior nível de conforto e segurança. O reconhecimento facial também pode beneficiar os bancos, pois impedirá casos de fraude, como uso de dispositivo para clonagem de cartões e outras formas de roubo de identidade.

Pagamentos no varejo – Serviço sem contato

Também é possível utilizar a tecnologia de reconhecimento facial como um token de pagamento em varejo. Um serviço como esse pode trazer benefícios aos clientes, pois não precisarão mais utilizar dinheiro físico e também não precisarão de cartões de crédito ou memorizar senhas para efetuar pagamentos, possibilitando uma experiência de compra agradável. Os bancos e varejistas podem se beneficiar igualmente com o fornecimento desses serviços, pois podem oferecer uma experiência de compra eficiente, autenticando os clientes adequadamente e integrando aos processos de back-end. O reconhecimento facial tende a impedir transações fraudulentas. Não há necessidade de dispositivos especiais para concluir transações, pois o reconhecimento facial pode usar câmeras simples, e nenhuma informação pessoal precisa ser armazenada pela loja.

Agência bancária – Identificação VIP

 

As agências bancárias varejistas podem se beneficiar dos serviços de reconhecimento facial ao fornecer serviços especializados a clientes VIP. Os clientes que decidem registrar seus rostos em uma instituição financeira podem ser imediatamente identificados ao entrar em uma agência bancária, de forma que os gerentes de relacionamento são automaticamente notificados sobre a chegada de um VIP para atendê-los pessoalmente. Ao mesmo tempo, as informações desses preciosos clientes podem ser exibidas na recepção, incluindo nome ou espaços mais frequentados, proporcionando um serviço personalizado através da compreensão de suas preferências e tratando-os por seus nomes.

A NEC oferece tecnologia de reconhecimento facial de ponta para o setor bancário como uma ferramenta de autenticação protegida por chave

A NEC é líder global em tecnologia de reconhecimento facial, e nossos algoritmos biométricos de alta qualidade foram comprovados em várias implantações ao redor do mundo em diversos setores, incluindo governo, aviação, cumprimento da lei e varejo. A tecnologia de reconhecimento facial da NEC foi reconhecida como o algoritmo mais preciso do mundo por cinco vezes consecutivas desde 2017 pelo NIST, um órgão independente que testa tecnologias biométricas.* Isso é especialmente importante para o setor de serviços financeiros, pois os serviços de reconhecimento facial devem ser altamente precisos e seguros devido a uma tendência no setor para casos fraudulentos. A tecnologia de reconhecimento facial da NEC é a mais rápida e precisa, visto que os clientes atuais exigem processos rápidos para suas interações com bancos. A NEC desenvolveu uma solução segura de ponta a ponta para os bancos que utilizam seu reconhecimento facial para atender às necessidades altamente seguras.

A NEC continua a inovar no âmbito de reconhecimento facial como um de seus principais negócios, contando com muitos anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento. Seu software de reconhecimento facial continuou a melhorar ao longo dos anos e, recentemente, a empresa desenvolveu a detecção "de vida" para sua proposta de reconhecimento facial. O objetivo desse software de detecção de vida é impedir a falsificação por usuários que tentam roubar a identidade usando foto, vídeo ou máscara 3D do cliente.

A ID digital segura otimiza a experiência do cliente bancário

A NEC também está ativamente envolvida com várias instituições financeiras importantes ao redor do mundo que usam nosso software de reconhecimento facial. Por exemplo, trabalhamos com os principais bancos de varejo, incluindo um em Cingapura, que utiliza os sistemas de reconhecimento facial para identificar clientes VIP ao entrar em salas privadas. Esse sistema reconhece clientes importantes que se registraram no sistema bancário e a equipe do banco pode acessar informações, como seu nome de preferência, suas preferências de serviço e registros bancários, oferecendo uma experiência de usuário personalizada. O banco também é capaz de analisar os dados para melhorar ainda mais o atendimento ao cliente.

A NEC também tem experiência em trabalhar com bancos de varejo para implementar soluções de eKYC e, fez uma parceria com uma importante instituição financeirapara ajudar a transformar digitalmente seu processo de integração de clientes. No setor bancário, é comum que os clientes vão até as agências para abrir contas, atualizar seus registros e solicitar novos serviços com documentos de identidade físicos. No entanto, isso se tornou um fardo para clientes que moram em áreas remotas, além das recorrentes fraudes com documentos de identidade falsos. Por isso, esse banco fez uma parceria com a NEC para usar o reconhecimento facial e dispositivos inteligentes para realizar esses processos on-line, criando um método mais eficiente e seguro de atender aos clientes. Agora, os clientes do banco podem usar um aplicativo para digitalizar documentos nacionais de identidade e verificar sua identidade através do serviço de reconhecimento facial da NEC.

A segurança deve ser sempre uma das principais preocupações no setor BFSI, sendo necessário um parceiro de confiança para gerenciar serviços biométricos

Qualquer discussão sobre a transformação digital no setor de serviços bancários e financeiros deve ser acompanhada de uma discussão sobre segurança, especialmente quando se trata da manipulação de dados biométricos confidenciais. De acordo com a Deloitte, atualmente, a fraude de identidade corresponde a até 4% do volume de vendas anual de um banco. Logo, é evidente que são necessárias novas soluções, mas as preocupações com a segurança são igualmente importantes. Portanto, é essencial que a instituição financeira seja parceira de um provedor de soluções experiente no tratamento e proteção de dados biométricos. A NEC é uma dessas empresas, contado com ampla experiência como integradora de sistemas em nuvem de rede e segurança de aplicativos móveis. Diferente de outros fornecedores, a NEC implementou com sucesso soluções de autenticação biométrica em vários setores, incluindo transporte, turismo, cidades inteligentes e serviços financeiros, além de ser um parceiro confiável de serviços biométricos para inúmeras grandes empresas e instituições governamentais.

Conclusões

É possível que a pandemia da COVID-19 tenha mudado de forma permanente as características dos serviços bancários varejistas, pois as agências físicas precisarão ser reprojetadas e há uma grande ênfase na utilização dos serviços on-line dos bancos de varejo. No entanto, essa não é uma tarefa fácil para as instituições financeiras, pois atualmente há uma grande necessidade de oferecer soluções rápidas, adequadas e seguras, preservando a privacidade dos clientes. A COVID-19 acelerou a transformação digital do setor e a NEC está presente para oferecer todo o suporte para que essa transformação ocorra de maneira segura e eficaz.

A tecnologia de reconhecimento facial é uma solução que pode ajudar muito na transformação da área de gerenciamento de identidades do setor bancário varejista. Ao permitir a verificação rápida de identidade para operações on-line, em varejo, em caixa eletrônico e em agências bancárias físicas, os bancos podem agir de forma mais eficiente e sem falhas, ao mesmo tempo que proporcionam uma experiência superior ao cliente. A NEC, como líder global em tecnologia de reconhecimento facial, foi aprovada diversas vezes em testes independentes do NIST. Além de oferecermos soluções testadas e comprovadas, também temos uma equipe de especialistas que entendem os negócios financeiros para agregar valor ao seu banco.

Referências

 

* Resultado de testes de fornecedores realizados pelo Instituto Nacional de Normas e Tecnologia (NIST, National Institute of Standards and Technology) dos EUA. Os resultados dos testes do NIST não constituem endosso de qualquer sistema específico por parte do governo. Para obter mais informações, acesse http://www.nist.gov/.