O crescimento da nuvem não significa o fim do data center; pelo contrário, estas estruturas ainda têm papel importante para as empresas, e precisam ter desempenho o ano todo
Quando se fala o tempo todo em cloud e seus conhecidos benefícios, é fácil esquecer da importância do data center para manter o fluxo gigantesco – e crescente – de dados em repouso ou em trânsito entre empresas, PDVs e consumidores. Se em um primeiro momento se imaginou que o modelo de computação em nuvem viria para aposentar os DCs, hoje ficou claro que a coexistência é o cenário que deve se perpetuar. De fato, este segmento não só não desapareceu como os maiores players do setor vêm crescendo de forma ininterrupta e ainda planejam investir mais.
Sendo assim, é nítido que, para a grande maioria das empresas, o futuro envolve, sim, a adoção de cloud, mas combinado com outras estratégias, incluindo edge computing e o bom uso de recursos on premise, incluindo soluções de data center. Com este foco em mente, é conveniente dar atenção a alguns pontos críticos, que podem impactar de forma decisiva a performance do DC ao longo do ano.
O que deve constar em seu checklist para ter um DC que seja confiável, resiliente e traga performance o ano inteiro? Existem diversos fatores que devem ser equacionados para garantir a operabilidade desejada, dentre os quais vale a pena destacar:
O primeiro grande ponto de atenção está ligado ao layout físico. É importante fazer um projeto inteligente, detalhado, onde se preveja a otimização do espaço para permitir um crescimento sustentável e ágil do data center. Garanta, portanto, que os equipamentos estejam dispostos de modo a aproveitar ao máximo a área física, sem superlotação, e garantindo a capacidade de expansão conforme a demanda de negócios cresce
Se por um lado o espaço físico deve ser otimizado para maximizar sua área produtiva, por outro isso requer um projeto sólido de refrigeração. A concentração de computadores seguramente vai elevar a temperatura do ambiente e prejudicar os equipamentos, caso não haja um sistema de resfriamento de alta performance, o que levaria a interrupção operacional, prejuízos para o cliente e, ainda mais, para o DC. Tenha certeza de que o sistema de refrigeração também possa ser expandido, conforme o parque tecnológico do data center cresça com a adição de novos equipamentos, assegurando sempre uma operabilidade confiável e robusta.
Este tema, similarmente ao primeiro, está ligado ao planejamento visando o desenvolvimento do lugar no longo prazo. Crie um projeto meticuloso e profissional de cabeamento estruturado, claro e inteligente, facilitando a manutenção e a expansão da estrutura física, ao mesmo tempo em que reduz chances de curtos circuitos e outras falhas físicas.
Para garantir uma gestão inteligente e ágil, conte com soluções de Data Center Infrastructure Management, que ajudam a trazer uma visão clara, precisa e realista de todo o DC. Isso ajuda a prever problemas e falhas, facilitando a tomada de decisões sobre manutenção, otimização e muito mais.
Um dos pontos mais críticos relacionados a este tipo de serviço, a segurança deve atender aos mais altos padrões. Acesso físico controlado digitalmente, monitoramento por vídeos e biometria devem andar lado a lado com uma solução multicamadas, conectada e inteligente de SI, para evitar acessos não-autorizados de qualquer tipo aos servidores do DC.
Um dos pilares da confiabilidade de um data center está ligado à seu uptime, sua capacidade de atender às demandas de acesso e processamento do cliente nas mais variadas circunstâncias. Em determinadas épocas do ano, áreas como o varejo, por exemplo, têm picos acentuados de acessos, como no Natal ou na Black Friday, com tráfego de sites e apps mais do que dobrando em diversos casos. Isso coloca uma pressão considerável na infraestrutura do DC, que precisa ter a capacidade de responder à demanda pontual, mas de grande importância.
Similarmente, a entrada de novas tecnologias no mercado ou mesmo mudanças como o lançamento do Pix impactam o comportamento dos usuários, o que pode levar a uma mudança no volume de tráfego dos sites e apps de bancos, lojas, servidores de games e muitos outros. Este tipo de situação também exige que os DCs estejam prontos para lidar com um crescimento repentino no volume de tráfego e de processamento de dados sem comprometer a performance entregue.
Assim, o gestor do data center precisa estar preparado para lidar com esta escalabilidade de recursos requeridos pelo cliente, de modo a garantir que este possa operar com tranquilidade e, por consequência, mantenha-se como fiel ao fornecedor.
Na prática, o que significa um DC ficar indisponível, ainda que temporariamente? Os impactos, naturalmente, acontecem de forma diferente dependendo do mercado e do perfil de cliente, mas, em termos gerais, deve-se esperar problemas como:
A interrupção abrupta na operação de um DC pode levar à perda de dados em trânsito ou, em alguns casos e dependendo das aplicações que rodam em seus servidores, a corrupção de bases de dados inteiras, o que causa enormes transtornos e até problemas legais.
Consertar problemas nunca é sinônimo de produtividade e, nos casos de downtime, o tempo dos colaboradores para restabelecer sistemas e servidores é sempre um prejuízo para a operação.
Quando usuários não conseguem acessar suas contas ou rodar seus programas, isso afeta diretamente seu relacionamento com a empresa, prejudicando-a. Assim, downtime no DC significa, potencialmente, problemas do cliente junto a seu público.
Um dos problemas mais críticos com relação a dados atualmente, eventuais instabilidades em sistemas podem gerar oportunidades de ação de agentes maliciosos para invadir e acessar ilegalmente dados de terceiros.
Vendas perdidas, negócios não concluídos, usuários incapazes de consumir em suas plataformas favoritas, processos e litígios: tudo isso e muito mais pode derivar diretamente da indisponibilidade do DC.
Como, então, garantir que o data center rode com tranquilidade o ano todo e esteja pronto para as mais diversas demandas de varejo, finanças, streaming, gaming e muitos outros setores, além do mundo corporativo? As quatro práticas a seguir podem fazer toda a diferença neste sentido:
Os passos acima são de grande importância para garantir uma operação robusta, resiliente e confiável para um data center, trazendo performance o ano todo e atendendo às demandas regulares e sazonais do mercado. E, para quem quer ter certeza de que conta com as melhores soluções em segurança digital, controle biométrico de acesso, identificação, bem como projetos personalizados de instalação e migração, fale com a NEC. Como uma líder global na área, reunimos soluções de ponta, que trazem a segurança e tranquilidade para sua operação de data center.
Fale agora mesmo com nossos especialistas e veja tudo que podemos fazer por você.