Em busca talentos: Como atrair profissionais preparados para o mercado
Mesmo com o aquecimento do mercado de TI, a busca por profissionais qualificados pode ser desafiadora. Veja como a NEC busca atrair e reter talentos na área
Com a retomada da economia e o forte processo de digitalização no Brasil, o mercado da TI tem excelentes perspectivas: um aumento de 22% no terceiro trimestre de 2022, e com perspectiva de crescimento de 5,2% globalmente, de acordo com o Worldwide Semiannual Services Tracker, da IDC. Isso está diretamente ligado ao crescimento de serviços de entretenimento, games, colaboração remota, e-commerce e muitos outros, em particular desde a pandemia em 2020, além de soluções para diversos setores, como indústria, corporativo, ciências e outros.
Este crescimento naturalmente torna o mercado atraente para novos profissionais e para quem já tem um certo tempo de carreira, mas também acirra a disputa pelos melhores talentos. A demanda por profissionais altamente qualificados neste segmento acaba sendo maior que a oferta, tornando desafiador o trabalho de buscar pessoal com o perfil adequado – e mantê-los longe da concorrência posteriormente.
Para a NEC, cuja história foi construída com base em excelência e inovação, este aspecto do negócio é uma questão estratégica, e está diretamente ligado à capacidade de proporcionar crescimento e desenvolvimento para o profissional. Mais do que oferecer salários e benefícios, é fundamental criar um ambiente onde o colaborador possa estar em constante aprendizado, exercitando sua capacidade de inovar em casos relevantes e de alto impacto para o mercado.
Neste sentido, o CTO da NEC, Roberto Murakami, teve a oportunidade de participar do CTO Summit, onde pode discutir a visão e experiência da empresa. Como convidado do painel "Capacitação do Time de TI", Murakami comentou sobre o cenário atual, as perspectivas do mercado e as práticas que vêm colocando a NEC em uma posição de destaque no Brasil e no mundo.
Praticidade, conectividade, digitalização: o futuro chegou
Para criar produtos e soluções que reflitam as necessidades e as tendências do mundo atual e do futuro próximo, é fundamental contar com profissionais especializados, que agreguem conhecimento e talento para os projetos. Paralelamente, é papel da empresa proporcionar ferramentas para o desenvolvimento do trabalho e para a evolução dos especialistas em sua área, além de estabelecer uma cultura de aprendizado, colaboração e evolução.
No Summit, Murakami comentou que “para reter esse talento - já que o mercado está aquecido, onde vemos os profissionais de rede e cloud indo para TI - é preciso fazer programas de retenção. Nem sempre ela se dá apenas com salário ou benefícios, mas também pode ser em forma de planos de carreira estruturados”. Além disso, a união de profissionais mais experientes com novos, que estão buscando crescimento e têm sede de inovação, em squads altamente funcionais é outro ponto que ajuda a unir energia com experiência para trazer máximo desempenho para a empresa.
Em termos de perfil, o CTO trouxe os 5 profissionais mais disputados neste momento, e que devem fazer a diferença para o desenvolvimento de novas tecnologias e trazer mais poder de inovação para as organizações no futuro. São eles:
- Data Scientist
- Engenheiro de cibersegurança
- Engenheiro de machine learning
- Engenheiro de IoT
Naturalmente, este cenário mostra a importância de unir diversas disciplinas na construção de soluções relevantes, incluindo IA, ciência de dados, segurança da informação e muito mais. Isso, ligado ao fato de que as empresas têm necessidades variadas que devem ser equacionadas e atendidas paralelamente, mostra como a gestão e a coordenação de talentos é crucial para o sucesso sustentado do negócio. “No Japão”, comenta Murakami, "a sede trabalha com ambas necessidades paralelamente, mesmo que no país o mundo de TI seja um pouco mais planejado e menos corrido, o que fornece para os profissionais da NEC excelentes insights sobre formas diferentes de se trabalhar.”
Assim, é possível visualizar um caminho de crescimento sustentável e sólido para empresas de todos os tamanhos, especialmente para startups, que têm grande potencial para inovação mas enfrentam problemas com gestão e processos. Ao se inspirar em modelos como este, elas podem capitalizar em sua agilidade e no talento individual, mantendo um bom nível de organização operacional e ótima gestão de pessoas, para reter seus talentos.
Para a NEC, o gerenciamento do capital humano é um dos pilares para o cumprimento de sua missão de gerar um futuro mais brilhante para empresas, governos e sociedade. Quem quiser fazer parte, pode conhecer mais sobre oportunidades de carreira em nossa página e descobrir como ajudar a trazer inovação e excelência para os mais diversos mercados.