Entenda como a inovação digital vem se tornando uma poderosa aliada na preservação da saúde da população
Desde a invenção do raio-x, na virada do século passado, o desenvolvimento científico tem sido um aliado poderoso para proporcionar ferramentas para o diagnóstico, assim como sua prevenção e tratamento. Em tempos recentes, este desenvolvimento tomou a forma da digitalização e, a exemplo das fases anteriores da história médica, ela também tem trazido impactos positivos para o setor.
Ferramentas baseadas em cloud e IA, entre outras tecnologias, vêm contribuindo para a identificação precoce de doenças, facilitando e tornando mais efetivos os tratamentos, diretamente melhorando a qualidade de vida de milhões de pacientes. Assim, é importante compreender o atual momento de desenvolvimento técnico para vislumbrar as formas pelas quais o cuidado com a saúde e o bem-estar da população pode ocorrer.
Dado a extensão das ciências da saúde, as inovações ligadas a ela são igualmente vastas. Existem algumas que se destacam e têm aplicações em diversos campos, dentre os quais vale a pena citar:
A conectividade permitida pelo 5G é uma poderosa aliada para a telemedicina, especialmente para a realização de consultas, acompanhamento de exames e mesmo realização de procedimentos robotizados e computadorizados à distância. Este é um avanço decisivo para oferecer atendimento de qualidade à distância, evitando a necessidade de deslocamentos até clínicas e hospitais.
O uso de internet das coisas na medicina está ligado ao monitoramento de pacientes e doentes crônicos, trazendo muito mais controle, precisão e visibilidade sobre o estado e a evolução de cada um. As aplicações incluem monitoramento para diabetes, prevenção de concussões e infartos e até mesmo previsão de crises de depressão, correção de postura e uso de lentes de contato inteligentes.
No âmbito de suporte a diagnósticos e realização de exames, a adoção de soluções baseadas em inteligência artificial e nuvem vem consistentemente trazendo resultados positivos. Mais agilidade, precisão e eficiência nestas áreas implicam um tratamento mais eficaz, diretamente melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Diante da importância da tecnologia na saúde, a NEC vem investindo no desenvolvimento de soluções de impacto para diversas finalidades. Uma delas é o OptoMize, um software cloud para auxílio a diagnóstico por imagem que conta com recursos de inteligência artificial para identificar antecipadamente problemas oftalmológicos, especialmente aqueles ocasionados por diabetes.
Segundo a OMS, 80% das pessoas com deficiência visual vivem em ambientes de baixa renda, e uma das principais causas de cegueira no mundo se deve à retinopatia diabética. O OptoMize atua analisando imagens de alta definição em busca de sinais de anomalias que apontem para retinopatia e maculopatia, trazendo um alto grau de precisão. Isso se deve ao fato de que este programa foi desenvolvido a partir do estudo de dezenas de milhares de imagens, treinando com precisão a IA que dá a base de sua atuação.
Seu funcionamento integrado parte já do agendamento das consultas, avisando equipe médica e pacientes e organizando a sequência de procedimentos. No momento do exame, o programa coleta e faz o upload das imagens, com seu módulo de IA realizando a análise e gerando apontamentos para os médicos, que podem obter relatórios individualizados para cada paciente, efetivamente aliando agilidade com precisão e máxima confiabilidade.
Uma das maiores virtudes desta solução está no fato de que ele pode ser usado em pacientes de todas as idades, sintomáticos ou não, ampliando enormemente a chance de detecção de problemas de visão antes que se desenvolvam e, consequentemente, ampliam a taxa de sucesso dos tratamentos.
Por este motivo, este produto já tem ampla utilização, acumulando mais de 1 milhão de exames realizados anualmente e diretamente ajudando a prevenir milhares de casos de cegueira onde é adotado.
Um dos casos mais notórios de sucesso de aplicação desta tecnologia foi feito em Londres, no Reino Unido. Lá, ele foi instalado no Hospital Universitário da Universidade North Middlesex para realizar exames para a população dos bairros adjacentes ao hospital desde 2005, em 15 consultórios fixos e um móvel, cobrindo uma população de 85.000 pessoas.
Segundo Buki Asanbe, gerente de TI do projeto, o programa é fácil de ser usado e, graças à sua capacidade de automação, ele organiza as consultas e envia os devidos lembretes, garantindo máxima taxa de presença nos exames por parte da população. Além disso, os profissionais têm acesso imediato a informações precisas e detalhadas sobre cada paciente, e o programa é constantemente atualizado, melhorando a performance e eliminando erros e falhas de forma dinâmica e constante.
Este caso é um exemplo do compromisso da NEC com a saúde e o bem estar da população, trazendo a inovação para áreas de grande relevância social. Por meio de sua tecnologia e da busca por excelência, a NEC consegue gerar benefícios reais para a população mundial, contribuindo para preservar a saúde e a qualidade de vida de todos.
Finalmente, vale destacar que, por meio da liderança no desenvolvimento tecnológico, a NEC ajuda na busca pelo atingimento das 17 metas fundamentais da ONU para o desenvolvimento sustentável da comunidade global. Ao levar sua tecnologia para serviços de saúde de qualidade, a NEC atua diretamente na proteção da vida e na prevenção de doenças em uma parcela vulnerável da população, contribuindo com seu desenvolvimento e com a construção de um mundo melhor e mais igualitário.