Uma das áreas mais reconhecidas por sua inovação e forte digitalização, os bancos têm muito a ganhar com a IA.
De otimização de fotos em celulares à defesa digital, de games à medicina, a inteligência artificial está ganhando espaço nos mais variados setores, com aplicações e finalidades igualmente diversificadas. Consistentemente, os bancos, tipicamente associados com a imagem de inovação e modernidade, vêm contando cada vez mais com esta tecnologia em diversas frentes de seu negócio. Segundo o Gartner, as empresas do ramo estão investindo em detecção de fraudes, previsão de tendências e criação de modelos de gestão de riscos, sempre com base em aplicação de inteligência artificial como parte fundamental das ferramentas, fazendo com que este seja o setor que mais investe neste recurso fora do mercado da tecnologia.
No tocante ao contato com os clientes, a IA também vem ganhando espaço: as aplicações tendem a se tornar mais variadas e a trazer mais usabilidade e uma experiência cada vez mais natural e positiva para os usuários. Isso está diretamente ligado ao fato de que o processo de digitalização e o aumento da competitividade têm aumentado o grau de exigência do público, levando as empresas a buscarem novos caminhos para fortalecer seus pontos de contato com o público por meio de um ecossistema de serviços cada vez mais dinâmico e inteligente. Contudo, esta jornada traz diversos desafios para as organizações do setor.
Para se destacar e efetivamente impressionar os consumidores, a liderança dos bancos enxerga alguns pontos a serem superados no futuro próximo; os mais relevantes são:
Diante deste cenário, é fundamental entender o papel da IA, analisando como ela pode ser fundamental para levar as empresas a novos patamares de eficiência em seu relacionamento com o público.
Para fazer frente aos desafios atuais e garantir a agilidade necessária para evoluir de forma segura e confiável, os bancos precisam contar com inteligência artificial em seu arsenal de recursos, de modo a atuar de forma efetiva em diversas frentes e, com isso, ganhar vantagens competitivas importantes:
A já citada questão da detecção de fraudes é importante por diversos motivos. Primeiro pela questão da atividade cibercriminosa, que tem nos bancos alvos prioritários pela própria natureza do negócio. Segundo, pela questão da privacidade de dados, que pode gerar enormes perdas em caso de vazamento de dados de clientes, como previsto pela LGPD.
Buscando andar à frente dos problemas, o setor bancário já vem trabalhando com tecnologia de ponta para lidar com esta questão. Exemplo disso é o Machine Learning, que brindou as empresas com o poder da auto aprendizagem e calibração para que os riscos financeiros sejam enfrentados com sucesso. Usando esse mesmo poder de autocalibração pela IA, os bancos hoje carregam seus dados históricos em sistemas de monitoramento para classificar eventos como baseados em fraude ou não baseados em fraude, algo que envolve treinamento de algoritmo, treinamento de retorno e sequências de validação para que se torne realmente eficaz.
A experiência do usuário é um dos pilares das instituições financeiras, e com chatbots é possível criar uma jornada personalizada para cada cliente além de manter o histórico para que caso necessário, profissionais possam consultar durante o atendimento. Ao invés de esperar longos períodos até ter o primeiro contato com um atendente humano, os chatbots conseguem fazer uma triagem satisfatória para a transferência do cliente ao setor correto, ou mesmo solucionar dúvidas simples de uso da conta e seus apps.
Com a evolução da tecnologia, a tendência é que este atendimento inicial seja cada vez mais efetivo, economizando tempo para o cliente e desonerando as equipes de relacionamento, algo que traz ganhos notáveis para ambos os lados.
Negociação algorítmica ou negociação automática refere-se a inserir regras de negociação em um programa e, em seguida, usá-lo para negociação. Na prática, este é o uso de IA para que as aplicações dos bancos consigam aprender tendências e padrões em negociações e, com isso, gerar insights importantes para diversos setores da organização. Isso pode ser utilizado em contextos de relacionamento com indivíduos, nas agências, passando por mesas de investimentos e operações de alta complexidade, trazendo um nível inédito de informação, segurança e inteligência para analistas na empresa.
Para o consumidor, isso também pode significar respostas mais rápidas em pedidos de renegociação, empréstimos e serviços, tornando o processo menos burocrático e, com isso, gerando uma experiência muito mais favorável.
Mais velocidade no atendimento, mais inteligência nas análises, mais segurança contra fraudes e ações maliciosas: a IA pode trazer isso e muito mais para o setor, e gerar um serviço cada vez mais robusto e positivo para clientes de todos os perfis. Assim, é inegável a importância que esta tecnologia tem para o setor, que deve aprender a lidar com sua complexidade para extrair os melhores resultados.
Neste sentido, contar com um parceiro experiente, com longo histórico de sucesso em projetos avançados de inteligência artificial para o setor bancário e financeiro, pode ser a chave do sucesso. Fale agora mesmo com nossos especialistas e veja como a expertise da NEC e sua tradição de inovação e excelência podem gerar resultados notáveis para sua instituição com uso do melhor da IA hoje e amanhã.