Blog

Como a criptografia fortalece a proteção dos dados de sua empresa

Written by NEC | 6/mai/2021 17:00:00

A criptografia abrange um conjunto de técnicas que visam tornar dados ininteligíveis por meio de uma versão codificada por algoritmos. Além disso, o processo utiliza uma chave criptografada que pode ser usada para a descriptografia. Trata-se de um processo amplamente explorado e usado no setor da cibersegurança.

Antes usada de maneira mais pontual, a criptografia já tem sido adotada nativamente por sistemas na nuvem como AWS, VMware. Um cenário que vem proporcionando mais segurança, inovação e valor ainda maior para as ações do departamento de TI

Entre seus principais benefícios podemos destacar: 

  • Confiabilidade dos dados;
  • Integridade;
  • Controle de acesso;
  • Disponibilidade.

Ou seja, confere proteção aos processos de atuação da empresa. Por isso, neste artigo, vamos explorar sobre como a criptografia pode fortalecer a segurança das organizações.

Como a criptografia pode fortalecer a segurança das empresas

Casos de vazamento de dados e ataques cibernéticos são recorrentes no setor empresarial. Afinal, são muitas as transmissões via internet e cruzamento de dados em operações que muitas vezes nem conseguimos mensurar. 

Um exemplo dessas ameaças é que, apenas nos primeiros meses de 2019, foram registrados 4,1 bilhões de dados comprometidos. Isso torna o ano de 2019 um dos piores em relação a violação de dados, sendo mais de 3.800 violações divulgadas publicamente.

A fonte dessa informação é do estudo “2019 Estado das operações de segurança”, realizado pela instituição Micro Focus Security Intelligence and Operations Consulting. 

O fato é que existe uma exigência cada vez maior de segurança nos processos, soluções tecnológicas, transações e transmissões de dados via internet. E isso confere à criptografia o lugar de mais visada nos processos internos de proteção. Abaixo, saiba como essa aplicação pode fortalecer os dados das empresas.

Protege todas as bordas 

Muitos sistemas nativos já adotaram a criptografia para proteção de dados gerados, visando oferecer maior segurança aos usuários. No entanto, muitas empresas ainda utilizam outros ambientes, o que implica na utilização desta solução também em outros espaços para evitar brechas de vulnerabilidade. 

E uma das principais vantagens desta aplicação é justamente a possibilidade de usá-la em diversos dispositivos, como em sistemas de Android, IOS, desktop, cartão SD, pen drive, entre outros. É possível, inclusive, encontrar opções de serviços que oferecem disco rígido completo ou criptografia baseada em arquivo.

Inviabiliza os dados em caso de possível ataque 

Entre os benefícios da criptografia está a inviabilização de um dado caso ele seja acessado sem a chave de acesso. É uma forma de evitar que vazamentos revelem informações críticas da empresa, mantendo, inclusive, a identidade e privacidade de funcionários e clientes protegidas.

A confidencialidade de dados é uma garantia de que informações sigilosas estejam fora de alcance de terceiros não autorizados, estando dentro ou fora da empresa. Além disso, é um benefício que mantém a integridade dos dados, evitando que hackers adulterem ou os corrompam. 

Isso também está ligado ao controle de acesso às informações, o que contribui para uma gestão mais eficiente, unindo esforços de aplicação e atualização de regras para os modos de acesso.

Oferece maior garantia para normas como LGPD 

A LGPD (Lei geral de Proteção de Dados) entrou em vigor em agosto de 2020, aumentando ainda mais a necessidade de discutir o tema e traçar estratégias para utilização da tecnologia de criptografia nos espaços virtuais, especialmente no setor corporativo.

Com as normas de proteção de dados, é fundamental adotar processos que garantam aos órgãos governamentais a segurança de seus processos. E como citamos anteriormente, ao utilizar a criptografia, as chances de sofrer um ataque com o propósito de acessar dados relevantes diminui bastante.

Viabiliza maior segurança para trabalho remoto e com diferentes dispositivos 

Seja no trabalho remoto ou no escritório, funcionários estão utilizando equipamentos próprios, além de dispositivos inteligentes como relógios, alto-falantes do tipo Alexa e muitos outros. Isso pode representar portas de entradas para ameaças. 

É o que mostra também o relatório de 2018 da Shred-It, que afirmou que 86% dos executivos acreditam que os riscos de violação de dados são maiores quando o trabalho é remoto.

O fato é que as condições de trabalho remotamente exigem maiores cuidados por meio das empresas. Por isso, há a necessidade de criar um meio de proteger os dados na fonte, com o objetivo de que o risco de violações e ataques possam ser minimizados ao máximo.

Como gerenciar todas as chaves geradas? 

Sabemos que há a necessidade de segurança nos espaços cibernéticos, mas não podemos ignorar os desafios da utilização desta aplicação. E o principal deles é o gerenciamento de todas as chaves de criptografia, já que cada serviço pode criar sua própria.

Aliás, em cenário evidenciado pelos dados do Cloud Vision 2020, 27% das organizações esperam executar, em cinco anos, 95% de suas cargas de trabalho críticas na nuvem pública, privada ou híbrida. Outros 20% esperam que a migração aconteça em 10 anos, sendo que 11% acreditam que chegará em sete anos. 

Essa expansão da virtualização das atividades corporativas intensifica ainda mais a necessidade de integrar um sistema de criptografia eficiente, uma vez que o objetivo é de que as operações em espaços virtuais sejam protegidas de violações, ameaças e ataques cibernéticos. 

Nesse sentido, saiba que contar com uma solução tecnológica e confiável é o que vai facilitar o uso da aplicação e permitir o aproveitamento de todo o potencial da criptografia em manter a organização das chaves geradas e a segurança das empresas.

Para isso, você pode contar com o Vaultcore, da Fornetix, que, emparceria com a NEC, oferece um ecossistema de gerenciamento de chaves de criptografia avançado que possibilita automatização e velocidade aos seus processos.

A NEC está sempre buscando fazer parceria com empresas para possibilitar a inclusão de mais inteligência à proteção de dados, o que evita os riscos de deixar gaps de segurança e até mesmo ser vítima de vazamentos!