A rede móvel 5G já é uma realidade em vários países do mundo, como Coreia do Sul e EUA, e está prestes a chegar oficialmente ao Brasil. Um movimento que irá gerar um grande impacto à economia do país, estima-se que ele chegue a 100 bilhões de dólares no PIB bruto na próxima década.
Nesse contexto, o varejo, por conta do contato direto com os consumidores, sempre desponta como inovador, o que deve se manter em relação a esta nova conectividade.
Em função dos diversos benefícios que o 5G oferece, a começar pela otimização da experiência do cliente, o setor varejista já vem utilizando a solução para fidelizar e atrair visitantes para os seus canais de vendas e relacionamento.
Tendo como principais motivadores a busca pela modernização e automatização dos processos, bem como satisfação dos consumidores e inovação constante, o uso do 5G pode ampliar o uso de soluções como:
A Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) têm grande potencial de finalmente explodirem com o 5G no varejo. Isso porque será possível individualizar as ofertas dos varejistas e permitir que os clientes visualizem os produtos em diferentes configurações, até mesmo em casa.
Isso impulsiona a tendência de maior integração entre as compras físicas e online, permitindo ao consumidor visualizar mais informações do produto na loja ou ver um produto em tamanho real em sua residência.
Atualmente, entre os exemplos de implementação é possível citar a experiência completa de compras da Alibaba, os passeios de RV da Tesco, os vídeos da Adidas para promover sua coleção de roupas para atividades ao ar livre e a parceria entre o eBay com a Myer para criar lojas personalizadas.
O conceito de “low touch”, que em tradução livre significa “baixo toque”, está relacionado ao ato de tornar as empresas cada vez mais independentes de contato presencial entre clientes e fornecedores. Além disso, visa reduzir toques em superfícies ou mesmo interação física.
Trazendo menos contato durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, a tecnologia low touch permite aos consumidores fazerem suas compras com mais segurança e agilidade, gerando uma experiência positiva, pois ninguém deseja passar muito tempo em filas ou esperar.
Um dos principais desafios das empresas para aderir ao conceito é acompanhar o nível de conectividade exigido pelo modelo. É justamente aí que entra a internet 5G, que proporciona menor latência e conexões muito mais rápidas.
Essa é uma tecnologia que permite inúmeras usabilidades, indo desde a questão de segurança até mesmo a modernização da jornada do cliente. Ao incorporar o recurso na experiência de compra física ou online no varejo, as empresas podem implementar estratégias personalizadas, como por exemplo, o envio de ofertas exclusivas ou comunicação individual.
Estas são outras tecnologias que podem ter inúmeros usos no varejo, que vão desde apoiar estratégias de segurança até automatizar pagamentos, otimizar a jornada do cliente e o relacionamento com o mesmo, melhorar performance nas operações, ter maior controle na gestão de funcionários e também do estoque e logística.
O 5G habilita essas e outras soluções por ser um recurso com altíssima capacidade de troca de informações, velocidade e estabilidade. Dessa maneira, clientes podem interagir com suas compras de forma moderna e personalizada.
A NEC possui expertise na orquestração de soluções de tecnologia. Para saber mais, acesse o nosso site.