Certificações de Segurança da Informação
A certificação é uma forma de comprovar o conhecimento de uma pessoa acerca de um determinado assunto. Neste artigo, vamos falar sobre algumas certificações de Segurança da Informação que atualmente estão bastante valorizadas.
Segundo levantamentos do site Tom’sIT PRO, os profissionais de Segurança da Informação devem seriamente focar seus estudos e aprendizados em uma das top certificações.
Quando falamos de segurança da informação, é imprescindível o conhecimento sobre o mercado, tecnologias em voga e quais ameaças cibernéticas estão em alta. Não é raro encontramos pessoas com intenções maliciosas, buscando maneiras de acesso indevido a informações privilegiadas, para fins criminosos e/ou finalidades questionáveis. Resultado disso: a procura crescente por profissionais de TI especializados em segurança da informação.
Segundo levantamentos do site, a lista das top certificações para carreira em Segurança da Informação incluem:
A CompTIA Security+ é uma certificação internacional que demonstra como aplicar os conceitos de SI, ferramentas e procedimentos de segurança para reagir a incidentes, protegendo-se, ainda, através de medidas proativas.
A SANS, através da entidade certificadora conhecida como GIAC (Global Information Assurance Certification), oferece dezenas de certificações para a área de SI, altamente reconhecidas no mercado internacional e muito bem-conceituadas. No entanto, ainda pouco reconhecidas no Brasil.
A CISSP foi desenvolvida em conjunto com a National Security Agency (NSA) e abrange as metodologias e melhores práticas em segurança para todo e qualquer sistema de informação, incluindo projetos, aplicações e práticas de negócios.
A certificação CISM é a única certificação com foco no gerenciamento em segurança da informação e é destinada a profissionais que desenham, dirigem e avaliam os programas de segurança de informação.
A CEH emitida pela Ec-Council, possui um reconhecimento internacional, inclusive com a chancela do Pentágono (órgão de defesa americano). Uma certificação que têm ganhado um reconhecimento maior no mercado brasileiro e possuem um foco mais técnico.
Além das certificações citadas no ranking, sugiro também um estudo para outras duas certificações, ABNT ISO 27002 e OSCP.
Código de Prática para a Gestão de Segurança da Informação que tem como objetivo estabelecer diretrizes e princípios gerais para iniciar, implementar, manter e melhorar a gestão de segurança da informação em uma organização.
A OSCP é uma certificação de nível avançado, especificamente na área de teste de intrusão. Como esta certificação é 100% prática, é uma forma de colocar em prática todo conhecimento obtido na certificação CEH.
O mercado de trabalho para quem atua com Segurança da Informação está em alta e é promissor. Caso queira avançar na sua carreira na área de TI e se especializar em segurança, estas certificações citadas são um bom início para seu desenvolvimento e crescimento. Mostre ao mercado o quanto você é qualificado. Bons estudos.