Reportagem de Daniel Medeiros
MTB
O presidente e CEO da NEC Corporation, Takayuki Morita, afirmou que a empresa está comprometida com o uso responsável das tecnologias de seu portfólio, que conta com aplicações de big data, inteligência artificial e reconhecimento facial, entre as principais soluções. Em fala no showcase tecnológico NEC Visionary Week 2022, o executivo disse ainda que a empresa vai agir com prioridade para que suas tecnologias não sejam utilizadas de forma a violar a privacidade das pessoas, tampouco direitos humanos universais.
“Estamos comprometidos em demonstrar ao mundo que nós [da NEC] vamos utilizar a tecnologia do jeito certo e que vamos sempre manter a confiança da sociedade. A confiança na tecnologia e na forma como é utilizada são igualmente vitais. Nossa tecnologia biométrica já foi implementada nos setores público e privado e tem nossa prioridade em preservar a privacidade e respeito aos direitos humanos”, afirma Morita.
Organizado sob o mote “Truly Open, Truly Trusted” (em tradução livre, verdadeiramente aberta e verdadeiramente confiável), o showcase é um dos esforços de comunicação da empresa para defender a aplicação das tecnologias no desenvolvimento e modernização da sociedade. Na abertura do evento, Morita disse que a NEC criou um conselho externo de discussão e ideias (think tank) na tentativa de intensificar o diálogo da empresa com a sociedade e defender um limite claro para o uso ético das aplicações.
Segundo o executivo, o instituto IISE, de estudos socioeconômicos internacionais, reúne especialistas da academia, da sociedade civil e de entidades setoriais que participam da elaboração das estratégias da NEC. O IISE também oferece à empresa informações sobre demandas que podem ser atendidas por aplicações do portfólio, orientando pesquisas em novas soluções e aprimoramentos nas existentes.
O think tank também terá a missão de fazer um debate global sobre o uso responsável da tecnologia, o que, na visão de sua presidente, Kumi Fujisawa, é fundamental para produzir um ambiente favorável ao desenvolvimento. “[Por isso] buscamos alinhamento com parceiros estratégicos, entre eles o Fórum de Davos, a Gates Foundation e outros think tanks”, disse Fujisawa sobre os alvos imediatos do instituto, que tem entre seus diretores e embaixadores o astronauta japonês Soichi Noguchi. Ao dialogar com instituições globais, o conselho também busca um ambiente mais seguro para a aplicação das soluções da NEC na geração de inovações além dos tradicionais mercados de segurança, finanças, turismo e aviação.
Na abertura do showcase, Morita disse que a NEC está envolvida em pesquisas genômicas e de análise de DNA por big data e inteligência artificial para desenvolver remédios, vacinas e tratamentos personalizados, num esforço que ganha importância a cada dia. Um dos projetos, uma cooperação da NEC com a francesa Transgene, busca, segundo o executivo, uma vacina genômica contra o câncer desenvolvida com inteligência artificial, que já está em fase de teste clínico nos Estados Unidos e na Europa. A NEC colabora, ainda, com a coalizão CEPI, de prontidão a pandemias, na pesquisa de vacinas para a próxima crise global de saúde, com uso de inteligência artificial. Também com a tecnologia, a NEC e a Shionogi desenvolvem uma vacina para Hepatite B.
Em paralelo às incursões no setor de saúde, Morita disse que a NEC seguiu buscando negócios em seus ramos tradicionais. O mais recente foi uma parceria com a Mastercard, para incorporar soluções biométricas de segurança aos meios de pagamento da empresa.
A KMD, subsidiária dinamarquesa da NEC, também desenvolveu, de acordo com Morita, um sistema que começa a ser comercializado na União Europeia, para evitar que criminosos adquiram produtos ilegais em nome de outras pessoas.
No setor financeiro, a Avaloq, empresa adquirida pela NEC em 2020, alcançou a marca de 150 clientes para suas soluções de backoffice bancário, que vem ajudando instituições financeiras a ampliar carteiras de gestão de ativos da geração millennial, sobretudo na Ásia.
Na área de 5G, Morita disse que a NEC venceu licitações para fornecer equipamentos de estações base à britânica Vodafone, na arquitetura Open RAN (redes de acesso por rádio abertas) da empresa.
A gigante japonesa de tecnologia também trabalha com a espanhola Telefónica para demonstrar aplicações de sua tecnologia de 5G na Espanha, na Alemanha, no Reino Unido e no Brasil, mirando futuras implantações. As ações de promoção global de sua tecnologia 5G são conduzidas por meio de uma parceria firmada entre a NEC e as japonesas NTT e Rakuten Mobile.