O significado da sigla BYOD é bring your own device (traga o seu próprio dispositivo). Com a tendência da consumerização de TI, BYOD é um conceito que se adotou para se referir aos funcionários que trazem seus próprios dispositivos de computação – como smartphones, tablets e laptops – ao local de trabalho, com disponibilidade para uso e conectividade com a rede corporativa.
Mas nada é simples. Os smartphones podem ser convertidos em armas de propagação de malware, bem como de escuta e espionagem de usuários e o significado da sigla BYOD bem poderia ser breaking your own defenses. Vejamos alguns aspectos sobre os smartphones:
Diante de tais facilidades, ataques sofisticados tiram vantagens do quanto os dispositivos móveis estão integrados na vida das pessoas, bem como da combinação de recursos somente encontráveis neles:
Sensores existentes nos dispositivos (microfones, câmeras e sinais – GPS, Wi-Fi e Bluetooth) oferecem acessos à realidade de operação da empresa, através da captura de imagens e sons de conversas entre executivos e outros colaboradores detentores de informações sensíveis:
Há grandes preocupações sobre as possibilidades de coleta de dados através desses sensores, até porque é difícil a detecção de ameaças em função da escassez de ferramentas que possam analisar e proteger os dispositivos em todos os níveis – chips, placas, firmware, sistemas operacionais e aplicativos. A exposição dos dados coletados através dos sensores pode levar a impactos significativos para a operação e gestão do negócio, com possíveis danos à credibilidade da organização.