Você sabe definir uma senha segura?
Nós todos sabemos que as senhas não são o único método recomendado para proteger as nossas contas e informações, mas defini-las faz parte de nosso dia a dia e, por isso, temos a obrigação de fazer da melhor forma.
Se você definiu sua senha como "123456" ou "password”, saiba que você não foi único a ter essa ideia “criativa”. Estas, inclusive, lideram listas de senhas mais utilizadas , quando mais de dois milhões de combinações diferentes foram obtidas a partir de vazamentos públicos e ataques a grandes bancos de dados. Nesses vazamentos também identificou-se outras práticas bem comuns como o uso de nome mais sobrenome e datas comemorativas do próprio ou de pessoas próximas. Quando definimos senhas frágeis aumenta a probabilidade de um ataque direcionado contra uma vítima conhecida ou um ataque de Brute Force (força Bruta) - quando o hacker tenta comprometer a senha efetuando rapidamente diversas combinações até obter a correta.
Para evitar aborrecimentos, aqui estão algumas dicas para criar senhas seguras e mantê-las em segurança:
- Não deixe senhas anotadas em papeis de fácil visualização para outras pessoas (o famoso post it preso no monitor)
- Uma maneira de lembrar-se de uma nova senha é usá-la imediatamente e repetidamente.
- Utilize senhas complexas que contenham letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos (caracteres especiais).
- Não altere a senha antes de sair de férias ou em uma sexta-feira, quando você está mais propenso a esquecê-la no retorno ao trabalho.
- Uma boa senha é aquela onde o usuário consegue memorizar facilmente, mas que dificulte o acesso por terceiros. Cogite sempre substituir letras por números e vice-versa.
- Evite o uso de informações pessoais que possam ser facilmente descobertas, como seu sobrenome, endereço, data de nascimento, nome do animal de estimação, nome dos filhos. Não use a mesma senha para todas as suas contas.
Certifique-se de alterar sua senha frequentemente.
Com essas dicas você certamente dificultará o trabalho dos hackers.