Blog

Black Friday: garanta a segurança da sua empresa

Written by NEC | 22/nov/2016 18:30:00

Ataques de phishing, em que os criminosos disfarçam seu programa malicioso com alguma aparência inofensiva – como ofertas, fotos ou outro tipo de arquivo – já são uma ameaça regular e presente na vida de usuários profissionais e domésticos da internet. Segundo a Symantec, 1 em cada 220 e-mails contém algum tipo de ameaça. Se em situações normais este problema já faz vítimas em todo o mundo, eventos como a Black Friday tendem a agravar a situação ainda mais, com usuários almejando encontrar ofertas tentadoras.

Ganhando popularidade nos últimos anos, a Black Friday atrai a atenção de milhões de consumidores pelas possibilidades de compras com enormes descontos enormes. Como os estoques costumam ser limitados, as empresas usam deste argumento para incentivar compras imediatas, o que leva muitos consumidores a comprar inclusive durante o expediente. É exatamente neste comportamento que muitos cibercriminosos fazem suas apostas.

No afã de aproveitar ofertas temporárias, muitos indivíduos ficam menos vigilantes e acabam clicando em links que eles julgam válidos quando, na verdade, estão abrindo as portas para ataques criminosos. Se a compra estiver sendo realizada durante o expediente de trabalho, isso significa que toda a integridade da rede pode ser comprometida por um único clique. Este não é apenas um risco teórico: segundo avaliação do Serasa Experian, fraudes desta natureza tendem a crescer no fim do ano, período em que o varejo está mais aquecido.

Para as empresas, a recomendação recai sobre dois pontos fundamentais: vigilância e conscientização. Com o aumento da chance de ataques, a colaboração de todos os funcionários em não abrir anexos nem interagir com conteúdos tipicamente utilizados para este tipo de ataque é determinante para um ambiente seguro. Complementarmente, as equipes de TI devem ter atenção redobrada com atividades suspeitas e ainda ter planos de contingência prontos para serem executados em casos de suspeita de ataque.

Isso porque esse tipo de ameaça tentará fazer de você e sua empresa mais uma vítima em uma longa – e crescente – lista.