Como a biometria contribui para a análise comportamental em serviços financeiros?
Entender desvios e anomalias de comportamento de usuários é determinante para garantir a segurança de empresas financeiras
Desde suas origens, a questão da segurança é central para o setor financeiro e, com a forte tendência de transformação digital, a perspectiva é de crescimento contínuo. Um fator impulsionador desta tendência é o aumento das ciberameaças focadas no setor financeiro, que buscam roubar dados, aplicar golpes e obter ganhos ilícitos.
Para efeitos de dimensionamento, a previsão é que os danos causados por ataques cibernéticos chegarão a cerca de US$10,5 trilhões anualmente até 2025 — um aumento de 300% em relação aos níveis de 2015, segundo a McKinsey. Consequentemente, este é o setor que mais investe em cibersegurança, e que deve seguir neste caminho no futuro próximo.
Dentre os muitos recursos adotados para a proteção destas organizações, a biometria figura como um dos que mais vem ganhando espaço e relevância no momento. Isso porque essa tecnologia é extremamente efetiva para garantir a unicidade dos usuários, reduzindo substancialmente a incidência de fraudes de identidade e, com isso, potenciais golpes financeiros.
Entendendo comportamento, enxergando desvios
Um dos grandes trunfos da biometria é a capacidade de trazer visibilidade sobre o comportamento habitual de cada usuário e, a partir disso, enxergar discrepâncias que podem sugerir, potencialmente, a ocorrência de ações maliciosas. Na prática, a capacidade de análise comportamental permite que as instituições evitem este tipo de atitude antes que ela efetivamente cause dano por meio de roubo de dados, transferência de fundos sem autorização, entre outras situações.
Neste contexto, soluções de ponta como o Bio-IDiom trazem recursos críticos para a garantia da identificação dos usuários por meio de leitura de aspectos individuais como:
- Face: identificação de características do rosto do usuário;
- Íris: um dos formatos mais utilizados atualmente, a identificação de íris faz a leitura das áreas estriadas do olho, assim como de cores e formatos específicos deste órgão de cada um;
- Digital e palma: o formato mais tradicional de biometria, a leitura destes elementos torna-se ainda mais precisa com as tecnologias atuais e, com isso, mais confiável;
- Veia do dedo: este formato é relativamente novo e é altamente confiável, sendo uma alternativa à leitura de digital, já que é menos suscetível às mudanças do que a pele do usuário;
- Voz: as tecnologias de reconhecimento de voz e fala possibilitaram o uso de voz como forma de identificação biométrica;
- Acústica do ouvido: outra técnica inovadora é a leitura das características auriculares únicas de cada pessoa, proporcionando mais um formato seguro praticamente impossível de ser fraudado.
Apesar desses itens fazerem parte do portfólio de possibilidades da biometria, atualmente o reconhecimento de face, íris e digital são as tecnologias mais utilizadas para apoiar as operações de instituições financeiras.
A junção deste tipo de leitura com ferramentas avançadas de analytics e inteligência artificial permite ter um nível maior de acuracidade da identidade dos usuários, o que permite identificar elementos comportamentais como:
- Horários: onde há uma propensão para uso dos serviços, facilitando a percepção de discrepâncias como compras e transações em horários atípicos, o que pode sugerir ações ilegítimas;
- Localidade das compras: a possibilidade de usar geolocalização é importante para apontar fraudes, permitindo que as equipes de segurança tomem ações de contenção antes de qualquer dano por parte de agentes maliciosos. Hoje, muitos aplicativos já oferecem a opção de indicar situações de viagens internacionais, por exemplo;
- Lojas e serviços utilizados: o perfil de lojas e serviços acessados também podem sugerir fraudes, e os sistemas de detecção atualmente são capazes de identificar compras em lugares novos com perfil de produtos incompatíveis com o histórico do usuário.
Ao unir ambos os recursos de biometria para garantir a segurança do acesso e a capacidade de análise do perfil de uso, as empresas financeiras tornam-se capazes de detectar ameaças e ações maliciosas com uma velocidade ainda maior, sem necessidade de intervenção humana imediata. Isso reduz a carga de trabalho sobre as pessoas, melhora a eficácia da proteção, facilita o trabalho do time de segurança e traz mais tranquilidade e uma melhor experiência para seu usuário.
Por isso, promover uma jornada de qualidade vai muito além do que os clientes podem ver. E contar com um parceiro capaz de atender o alto volume de dados de seu negócio é ponto fundamental para garantir a proteção de sua operação.
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