Para empresas do setor financeiro, ver suas aplicações críticas offline pode ser um pesadelo. Veja o que fazer para lidar com este problema
A chegada do internet banking e sua evolução para os apps colocou os bancos e empresas financeiras definitivamente na era digital, conquistando a preferência da maior parte dos usuários para suas operações cotidianas. Embora seja indiscutível que isso trouxe uma grande vantagem competitiva para as empresas do setor, também é preciso observar o fato que aumentou sua dependência de suas aplicações que sustentam todo este ecossistema digital.
Tamanha é a importância do uptime no cenário atual que, segundo estudo do Gartner, os prejuízos por indisponibilidade de sistemas críticos nas empresas pesquisadas variaram de US$100.000 a US$540.000 por hora. Estas perdas são calculadas levando em conta os diversos impactos que a suspensão dos serviços - sejam via site ou app, ou mesmo sistemas em ambientes físicos - podem acarretar, como:
Cinco boas práticas durante e depois do downtime de suas aplicações
Para evitar consequências mais graves e minimizar os impactos de um downtime nas aplicações, o segredo está na velocidade e na precisão da resposta. Saber o que fazer e como agir pode ser decisivo para remediar o incidente e garantir a maior preservação possível do negócio, por isso estão reunidas aqui 5 práticas que podem fazer a diferença ao lidar com este problema:
O primeiro passo é entender exatamente o que está acontecendo e quais áreas estão sendo afetadas no ambiente da empresa, de modo a identificar se a interrupção se deve a uma falha crítica de sistema, problemas de comunicação ou alguma ação maliciosa externa. Isso permitirá ao time de TI direcionar esforços para resolver a causa de forma segura e precisa, evitando desperdiçar recursos e tempo e, com isso, solucionar a questão da forma mais rápida possível.
Visibilidade é importante para todos, especialmente para quem será afetado pela falha de sistema. Equipes de relacionamento com o público devem ser informadas para poder se antecipar ao problema e rapidamente dar satisfações aos clientes e ao mercado, equipes de operações devem quais sistemas serão afetados para poder se reorganizar diante do problema etc. A falha em comunicar os problemas muitas vezes levam à especulação e a uma amplificação da percepção da gravidade do problema no público externo, algo extremamente indesejável para a empresa.
Todo time de TI precisa contar com um playbook de recuperação de desastres, com ações detalhadas em diversas frentes simultâneas para identificar, reparar e levantar logs para investigação do ocorrido. Este plano deve ser seguido de forma rigorosa e organizada para solucionar o problema com agilidade e permitir um entendimento posterior do ocorrido, de forma a prevenir problemas similares no futuro.
Redundância de dados e sistemas críticos, backups temporais e outras ferramentas e recursos podem ajudar a restaurar com agilidade aplicações falhas, permitindo a continuidade dos negócios, por isso é importante contar com todos os recursos necessários de recuperação de sistemas.
Como citado anteriormente, é importante aprender com as falhas para que elas se tornem cada vez mais raras. Seja por conta de ações cibercriminosas, por falta de patching e atualização, por erros críticos ou bugs, ou qualquer outro motivo, é importante entender o que ocasionou o problema para que se possa tomar medidas preventivas futuras e, com isso, garantir máxima operacionalidade do negócio.
Ter um plano coeso e bem estruturado para a resolução rápida de incidentes é mais do que uma prática inteligente de TI: é uma necessidade de negócios que preserva as operações, minimiza perdas e protege a imagem da empresa. Diante da complexidade deste tipo de atividade, muitas empresas optam por contar com parceiros especializados, que já têm playbooks detalhados, ferramentas avançadas e pessoal altamente capacitado para lidar com todo tipo de incidente que leve à interrupção de suas operações.
Assim, fica claro que o investimento neste tipo de solução é, na realidade, uma prática inteligente que tende a gerar um retorno alto justamente em uma hora crítica para o negócio.
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