A cloud está impulsionando uma nova onda de transformação digital. Entenda como isso impacta seu negócio
Se o processo de adoção de soluções de nuvem já era intenso, a necessidade de colaboração remota por conta da pandemia tornou este processo ainda mais intenso. Com a definição de “espaço de trabalho” sendo altamente discutida, e com diversas empresas adotando o trabalho remoto (ou algum sistema híbrido) de forma permanente, os modelos de servidores on-premises precisam dividir espaço e atenção com outro valioso ator; a hybrid cloud e a multi cloud ganham espaço, com preços mais acessíveis e maior variedade de produtos e soluções disponíveis.
Similarmente, o aumento do consumo de bens e serviços digitais, além do e-commerce, em decorrência do mesmo ponto, também está acelerando esta nova onda de transformação digital. Mais empresas estão buscando vender produtos físicos por meios digitais, e serviços, como games, streaming, cursos e outros idealizados para o meio online. Para o futuro próximo, a tendência é de que este processo siga nesse ritmo, o que torna indispensável para as empresas estarem prontas para atuar em um meio cloud, qualquer que seja seu mercado.
Um dos aspectos mais marcantes no atual cenário está no uso de soluções de análise e big data, que ajudam a coletar, tratar e extrair inteligência acionável para o negócio a partir de dados; com o avanço da nuvem, elas vêm sendo deslocadas do servidor local para a nuvem e até mesmo para contextos serverless, onde o foco sai da estrutura e passa para a função da aplicação. Na outra ponta está a questão da segurança de dados, um tema de alta sensibilidade com o surgimento de leis como a LGPD, que preveem multas pesadas em caso de perda ou vazamento de dados, ou mesmo seu uso inadequado por parte das empresas.
Naturalmente, o aumento da complexidade do cenário, com dados cada vez mais em trânsito e menos em repouso em servidores físicos, eleva a necessidade de uma alta qualificação técnica em diversas áreas do ecossistema digital. Infraestrutura, ciência de dados, segurança da informação: todas estas e muitas outras habilidades precisam ser elevadas para responder aos novos desafios das empresas.
Se por um lado a complexidade do ambiente vai exigir cada vez mais qualificação técnica do desenvolvedor, por outro as plataformas low code tendem a crescer para ajudar a desenvolver soluções específicas para determinadas áreas com codificação mínima. Isso efetivamente coloca designers e especialistas em outras áreas mais próximo de desenvolvedores, criando aplicativos e ferramentas específicas para suas necessidades.
Esta tendência deve ampliar a necessidade das equipes de unirem diversos perfis técnicos e profissionais, de modo a estimular o desenvolvimento de produtos melhores e mais alinhados às necessidades complexas do negócio.
Ao mesmo tempo em que a computação em nuvem cresce, em paralelo existe a expansão da chamada computação de borda, ou edge computing, onde os dados são processados próximo de onde são gerados, como em endpoints, dispositivos móveis e IoT, entre outros. Como mencionado anteriormente, a pressão pela segurança de dados é grande, e isso é igualmente válido no contexto de edge computing.
Assim, a necessidade de desenvolvimento de segurança de endpoints e dispositivos cresce, e conceitos de security by design, onde a segurança faz parte da base do desenvolvimento de um app ou dispositivo, passam a ser fundamentais. Similarmente, regras de segurança como o zero trust e hierarquização passam a ser indispensáveis, da mesma forma como ferramentas de cibersegurança que contem com recursos de machine learning e inteligência artificial (IA) para identificar potenciais incidentes e aplicar remediação rápida e precisa.
Esta é apenas uma amostra do atual cenário da nuvem e dos próximos passos das empresas. Para quem quer manter a alta performance do negócio e estar à frente da nova onda da transformação digital, é fundamental dar atenção a estes aspectos, investindo em qualificação, tecnologia e contar sempre com parceiros que entendam esta nova realidade, e tudo que ela pode trazer de bom para o negócio.