5 estratégias para aumentar a segurança dos dados corporativos
Como gestor da área de segurança digital, você já deve ter enfrentado a resistência por parte de alguns colaboradores de sua empresa, no que diz respeito às regras de segurança no acesso à internet e à rede corporativa.
Conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança dos dados pessoais e corporativos é uma tarefa mais difícil do que parece. Muitos optam por burlar os sistemas de segurança para agilizar os processos e ter acessibilidade às pastas ou web, ignorando que essa prática pode colocar em risco a proteção de informações corporativas e aumentar o potencial que a organização seja alvo de ciberataques.
A falta de conhecimento por parte do usuário sobre a gravidade da situação e os diferentes tipos de malware existentes é uma das razões principais pelas quais empresas podem ser o próximo alvo de hackers. Basta um usuário infectado, para que a privacidade de toda a corporação seja comprometida.
Para preservar a segurança dos dados da sua organização é importante definir estratégias eficientes que protejam e conscientizem os usuários sobre a necessidade de seguir à risca as regras determinadas, sem comprometer a produtividade.
Confira algumas sugestões de como fazer isso:
1. Defina regras e níveis de proteção
Criar níveis de proteção e permissões para acessar diferentes pastas, arquivos e até mesmo utilizar a internet é uma boa saída para potencializar a segurança das informações. Você pode controlar o acesso à rede por departamentos, grupos de trabalho, tipos de clientes e etc. O mais importante é fazer um estudo sobre o funcionamento das áreas de negócios e entender como fazer uma segmentação de acesso adequada, que não prejudique o andamento do trabalho no dia a dia.
2. Crie senhas de acesso
Esta iniciativa eleva o nível de segurança do ambiente, permitindo o acesso adequado nos sistemas ou pastas de arquivos. Criar políticas de senha segura para prevenção de de roubos de senhas no ambiente corporativo.
3. Controle o acesso à internet
Para evitar ataques de vírus, malwares, phishings e outros tipos de invasões no ambiente corporativo é importante aplicar um controle de acesso web adequado conforme as necessidades da empresa, atuando com soluções de segurança e o cuidado dos usuários nos acessos a sites desconhecidos.
4. Conscientize a equipe
Outra medida importante é criar campanhas para a conscientização dos colaboradores. Por meio de infográficos, eventos, webinars ou palestras, é preciso mostrar aos usuários que os ataques cibernéticos são mais frequentes e perigosos do que se imagina. Converse com a área de marketing, comunicação interna e RH da sua empresa, definam estratégias de comunicação para potencializar a informação de segurança dos dados.
5. Invista em soluções de segurança
Esses sistemas compõem o alicerce da política de segurança dos dados de qualquer empresa.Por meio de inteligência das soluções de segurança é possível reduzir drasticamente os ciberataques e vazamentos de dados.
Adote estratégias sob medida para sua empresa, tenha a certeza de que não há brechas para vulnerabilidades e ameaças. Importante possuir soluções de segurança que ajude com a visibilidade do ambiente, caso tenha algum risco existente, permite uma mitigação imediata.
Fonte: Trend Micro