3 passos para gerenciar as chaves de criptografia com a NEC e Fornetix
A criptografia é uma técnica de cibersegurança cada vez mais utilizada por organizações de todos os portes e setores, já que diminui os riscos de acesso indevido e vazamentos de dados, promovendo a proteção de informações críticas e sigilosas. No entanto, com a urgência em realizar esse processo, muitas equipes acabam perdendo a visão geral do gerenciamento de chaves de criptografia, o que acaba por afetar a segurança e aumentar o risco de deixá-las inacessíveis.
Pensando em auxiliar as empresas a realizarem procedimentos adequados à proteção de dados, indispensável para a continuidade da operação e também para evitar graves prejuízos relacionados à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo, listamos 3 passos importantes a serem feitos. Acompanhe o post e saiba quais são eles.
-
Centralizar as chaves da criptografia
Muitos provedores já permitem que a criptografia seja feita de maneira nativa. No entanto, isso pode se tornar um ponto desafiador caso a equipe de segurança não tenha visão de todas elas e deixe portas abertas sem proteção.
Já ao contar com um sistema centralizado, o qual traga dados de todas as aplicações, o gerenciamento de chaves se torna mais eficiente, pois as opções de mecanismos criptográficos são inúmeras e cada tomada de decisão pode garantir ou arriscar a integridade dos dados de um negócio.
-
Usar a automação para gerenciar processos
A automação já vem sendo bastante adotada pelas equipes de cibersegurança para a gestão dos processos criptográficos, pois é possível realizar ações como gerar, renovar e girar as chaves em intervalos definidos automaticamente. Realizar esta ação com a Fornetix libera os profissionais para lidarem com questões maiores e mais sérias, enquanto a concessão de acessos e gestão é automatizada.
-
Adotar normas e políticas de compliance e segurança
Como ocorre com todos os outros processos de gestão, o gerenciamento de chaves criptográficas também depende do estabelecimento de normas e políticas de compliance para que tenha bom desempenho. A ferramenta da Fortenix Ferramentas Patenteadas organiza as empresas em uma hierarquia que garante a conformidade com os padrões de segurança.
Além de otimizar a proteção dos dados e das chaves de acesso a eles, o gerenciamento de chaves de criptografia cria uma estrutura escalável, de modo a atender as organizações com assertividade e confiabilidade.
Assim, é possível ativar os serviços de criptografia nativos dos seus sistemas operacionais, ferramentas de segurança e nuvem, reduzir custos e gerenciar as chaves de forma inteligente.
Essa capacidade, inclusive, é importante para empresas que, em seus modelos de negócios, adotam a computação em nuvem e o trabalho remoto, já que o tráfego de informações em ambientes menos seguros é maior.
Sua empresa já utiliza a criptografia em todo o seu potencial? A NEC e a Fortenix apoiam organizações a aumentarem a proteção dos seus dados, além de manterem todo o gerenciamento de forma automatizada e eficiente.
Para saber mais, converse com um especialista.